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Ford lançará Fiesta 1.0 turbo em 2016
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Ford lançará Fiesta 1.0 turbo em 2016

Nova versão do motor de três cilindros é uma das novidades da marca; haverá total de seis lançamentos

01 de dez, 2015 · 3 minutos de leitura.

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 Ford lançará Fiesta 1.0 turbo em 2016
Nova geração do Edge vem no primeiro trimestre

A Ford terá seis lançamentos no Brasil no ano que vem, entre reestilizações, motor e uma nova geração. O primeiro a chegar será o Edge (foto), que a Ford mostrou no País nesta terça-feira, durante um evento para celebrar o fim do ano.

O crossover canadense desembarcará nas lojas no primeiro trimestre. A segunda geração do modelo traz a nova identidade visual da Ford, que não divulgou o motor com que ele estará disponível no País.

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Nos mercados externos, ele tem o 3.5 V6 – que era o oferecido no Brasil na primeira geração -, o 2.0 turbo e o novo 2.7. Com mais de 300 cv, ele é exclusivo da versão Sport, a mais cara da linha.

A principal novidade da Ford em 2016 virá no segundo semestre. Trata-se da versão turbo do motor 1.0 de três cilindros que já é utilizado no Ka. O propulsor, que deverá ter injeção direta de combustível estará na linha Fiesta (tanto hatch quanto sedã).


Promover a estreia do propulsor na “família” de compactos premium foi considerado mais apropriado pelos executivos da marca porque esses modelos são reconhecidos por oferecer tecnologias mais avançadas.

Entre os destaques da Ford para 2016 estão as reestilizações de Ranger (acima) e Fusion. O sedã renovado estará no Salão de Detroit (EUA), em janeiro.

Ambos trarão a nova identidade visual da marca, com dianteira semelhante ao do Edge. Além disso, a Ranger deverá receber muitas tecnologias que passaram a integrar a linha Focus neste ano.


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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.