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Harley-Davidson Fat Boy completa 25 anos
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Harley-Davidson Fat Boy completa 25 anos

Ícone da marca norte-americana teve atualização mecânica ao longo do tempo, mas manteve estilo

02 de dez, 2015 · 4 minutos de leitura.

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 Harley-Davidson Fat Boy completa 25 anos
Nos anos 90, modelo Fat Boy fez fama após aparecer em filmes no cinema
Um dos modelos mais tradicionais e vendidos da Harley-Davidson em todo o mundo, a Fat Boy completa 25 anos de mercado. Mesmo sendo jovem perto de outros modelos da marca, como a touring Electra Glide, que existe desde a década de 1960, a custom povoa os sonhos dos motociclistas.

O modelo foi importante para a reconstrução da Harley no final dos anos 80, quando a marca foi recomprada pela família Davidson – da então proprietária AMF. Ela foi uma das motos que deram volume de vendas à marca.

Parte da linha Softail, o modelo tem suspensão com amortecedores escondidos, mas sem perder o charme do visual “rabo duro” (hard tail, em inglês), como eram denominadas as motos que não tinham suspensão traseira. Ela se destaca também pelas rodas fundidas, com furos que continuam até hoje presentes no modelo.

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No lançamento, em 1990, o modelo contava com um motor V2 de 1.340 cm3, alimentado por carburador. Esse propulsor se manteve em linha até os anos 2000, quando foi substituído por um de 1.450 cm3 com injeção eletrônica opcional. O guidom também mudou, oferecendo uma posição mais relaxada e confortável.

Muito do sucesso conquistado pela Fat Boy é creditado à sua aparição em “O Exterminador do Futuro 2”, em 1991, com Arnold Schwarzenegger. Essa exemplar da moto hoje se encontra no museu da Harley, em Milwaukee, nos EUA. Em 2015, em “O Exterminador do Futuro – Gênesis”, a Fat Boy retorna às telas.

Em 2005, o modelo entrou para a lista das motos “preparadas” pela divisão de preparação da marca, a CVO. Recebeu suspensão rebaixada e motor de 1.690 cm3. Havia também uma pintura exclusiva.


Apenas em 2007 o modelo recebeu grandes mudanças, como o motor de 1.584 cm3 com balancins. A transmissão de cinco marchas foi substituída por uma de seis. Isso reduziu a vibração do V2 e tornou a condução mais confortável. A roda dianteira passou de 16” para 17”, facilitando comandos em baixa velocidade.

Para dar um ar mais malvado à Fat Boy, em 2010, surgiu a versão Special, na qual os cromados foram substituídos por peças pretas.

Neste ano, mas já como linha 2016, a Fat Boy passa a trazer sistema de freios com novo cilindro mestre, que reduz o esforço nas frenagens, acelerador eletrônico, que melhora a resposta ao comando do acelerador, e motor V2 de 1.690 cm3 também com balancins. No Brasil, a moto parte de R$ 69.990.


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