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Andamos no V40 Kinetic, o Volvo de entrada
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Avaliação

Andamos no V40 Kinetic, o Volvo de entrada

Com tabela de R$ 122.950, mas vendido nas concessionárias por R$ 109.950, carro tem bom motor 1.5 turbo

24 de jan, 2016 · 5 minutos de leitura.

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 Andamos no V40 Kinetic, o Volvo de entrada
Motor gera 152 cv de potência

Marca cujo principal apelo é a segurança, a Volvo agora trabalha para ter carros mais competitivos diante das rivais alemãs no mercado de luxo. Nessa estratégia, o destaque é seu modelo de entrada, o V40, que em setembro ganhou uma versão mais em conta, a Kinetic. Ela chegou ao País por R$ 116.950, mas com preço promocional de R$ 99.950. Porém, sua tabela foi reajustada recentemente para R$ 122.950 – promocionalmente, sai por R$ 109.950.

Única da linha a ter motor 1.5 turbo, a opção Kinetic traz sete air bags, ar-condicionado com duas zonas de temperatura, banco do motorista com regulagem elétrica, central multimídia com entradas USB e para iPod e tela de 7”, controles de estabilidade e tração e o City Safety. O sistema funciona quando o hatch está rodando a até 30 km/h, situação em que é capaz de freá-lo automaticamente, para evitar colisão com outro veículo.

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Apesar da extensa lista de equipamentos, o que chama a atenção é o bom comportamento do motor de 152 cv e 25,4 mkgf, aliado ao câmbio automático de seis marchas. Ele usa o mesmo bloco do 2.0 de até 245 cv das versões mais caras, mas tem curso de pistão menor, com mudança no virabrequim.

Com torque entregue já a 1.700 rpm e mantendo o pico até 4.000 rpm, há força sempre disponível para arrancadas e ultrapassagens, mesmo quando o carro está carregado. A transmissão faz trocas suaves, mas não muito rápidas. Para agilizar as mudanças, a opção é fazê-las manualmente, por meio da alavanca.

A direção elétrica tem três modos de assistência, ficando mais leve para fazer manobras e pesada em alta velocidade. Ainda assim, as respostas são lentas aos comandos do motorista.


Com suspensão do tipo McPherson na frente e independente atrás, o V40 é equilibrado em curvas e bom para lidar com pisos mal conservados, mas falta a ele a emoção que transmitem rivais como o BMW Série 1, que parte de R$ 157.950, ou o Audi A3, que começa em R$ 120.990.

O espaço é adequado para quatro adultos. Porém, o teto baixo incomoda quem vai atrás e tem mais de 1,80 metro de altura. O acabamento interno é de qualidade, mas de aspecto sisudo. O painel é o mesmo das versões mais caras, mas sem opção de trocar a cor do fundo.

FICHA TÉCNICA


Preço sugerido – R$ 122.950
Motor – 1.5 turbo, 4 cil., 16V, gasolina
Potência – 152 cv a 5.000 rpm
Torque – 25,4 mkgf a 1.700 rpm
Câmbio – Automático, seis marchas
Porta-malas – 324 litros
Peso – 1.554 quilos

FONTE: VOLVO


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