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Corolla americano ganha sutis retoques
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Corolla americano ganha sutis retoques

Toyota mostrou sedã renovado em Nova York, pouco depois de ter atualizado a versão europeia

26 de mar, 2016 · 3 minutos de leitura.

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 Corolla americano ganha sutis retoques
Mudanças se concentraram na dianteira do sedã, mais agressiva que a do irmão vendido no Brasil

Pouco tempo depois de promover um facelift de meia-vida no Corolla destinado ao mercado europeu, a Toyota introduziu sutis atualizações de estilo também na versão norte-americana do sedã, que foi apresentada ao público durante o Salão de Nova York.

As novidades estão concentradas na dianteira. Os faróis mantiveram o formato, mas o para-choque mudou bastante, com direito a uma grade inferior mais esportiva e duas fileiras de luzes de LED na lateral.

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O conteúdo das versões também foi reformulado. As mais baratas L, LE e LE Eco ganharam faróis de LED e uma câmera de ré como item de série, enquanto as mais caras SE, XSE e XLE tiveram melhorias nos faróis de LED, mais avançados, no acabamento interno e no sistema de som. Opcionalmente, a central multimidia pode trazer uma tela maior, de 7″.

Outro reforço bem-vindo para todas as versões está no pacote de segurança que inclui faróis altos automáticos (que reduzem o facho para não ofuscar motoristas de outros carros à frente ou no sentido contrário), controle de velocidade de cruzeiro adaptativo (que regula a velocidade do veículo para acompanhar a dos demais que trafegam na mesma faixa de rolamento) e sistema de pré-colisão com detector de pedestres.


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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.