Do primeiro 147 ao mais recente Mobi, veja como os carros de entrada da marca evoluíram ao longo do tempo
06 de jul, 2016 · 4 minutos de leitura.
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Há 40 anos, se alguém dissesse que uma tal de Apple, pequena empresa de tecnologia fundada no dia 1º de abril de 1976, um dia se tornaria a companhia mais valiosa do mundo, provavelmente todo mundo desconfiaria que era mais uma mentira motivada pela data. É possível também que muitos duvidassem que a Fiat, cuja primeira fábrica no Brasil foi inaugurada em 9 de julho do mesmo ano, um dia seria líder de mercado no País (posto que manteve de 2001 a 2015).
Para celebrar os 40 anos da marca no País, preparamos uma série de reportagens especiais nesta quarta-feira (6). Para começar, temos um comparativo entre o Fiat brasileiro pioneiro, o 147, e o mais recente carro da marca, o Mobi.
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O 147 foi lançado em 9 de julho de 1976. Ele inaugurou a linha de produção em Betim, em Minas Gerais, fazendo da Fiat a primeira montadora a se instalar fora do ABC paulista.
O modelo chegava quebrando paradigmas. Além de ser o menor automóvel da época (3,63 metros de comprimento), trazia avanços como motor dianteiro transversal, coluna de direção retrátil e pneus radiais, novidades para a categoria.
O pioneiro também teve seus contratempos. No início, apresentava fragilidade mecânica, o câmbio era duro e a manutenção não estava ao alcance de todos os mecânicos, à época acostumados com a simplicidade dos motores Volkswagen refrigerados a ar.
Quarenta anos depois do 147, a Fiat volta a apostar em um subcompacto, o Mobi. E, comparado ao pioneiro, o novo modelo encolheu: tem 3,57 metros de comprimento.
Enquanto o primeiro Fiat tinha um motor a gasolina de 1.050 cm³ com 55 cv de potência e torque de 7,8 mkgf, o Mobi traz um propulsor de 999 cm³ flexível, que gera 75 cv e 9,9 mkgf (com etanol).
O novato, porém, regrediu no quesito espaço. Um dos pontos fortes do 147 era justamente o aproveitamento da área interna. Seu porta-malas tinha 352 litros, ante os 235 litros do Mobi.
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Fiat faz 40 anos de Brasil
1976: A Fiat lança o 147, carro que era a antítese do Fusca (o mais vendido do País, na época). Tinha motor dianteiro refrigerado a água, tração na frente e linhas retas.
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Fiat faz 40 anos no Brasil
1978: a empresa lança a primeira picape derivada de carro de passeio, a 147 Pick-up.
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Fiat faz 40 anos de Brasil
1979: Em plena crise de petróleo, a empresa lança a versão de produção do 147 movido a álcool. Um protótipo havia sido apresentado durante a inauguração da fábrica, três anos antes.
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Fiat faz 40 anos de Brasil
1980: Chega a Panorama, perua derivada do 147. As linhas, extremamente retas, não caíram no gosto popular. Mas o espaço era amplo, e ela sobreviveu até 1986. Foram vendidas 58.413 unidades.
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Fiat faz 40 anos de Brasil
1983: Montadora lança o Oggi, opção sedã da linha 147, que foi mal em vendas e teve carreira bem curta. Produção foi de 20.149 unidades, em duas versões: CS e CSS.
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Fiat faz 40 anos de Brasil
1984: Lançamento do Uno, que trazia o conceito de máximo aproveitamento interno: era espaçoso por dentro e pequeno por fora.
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Fiat faz 40 anos de Brasil
1985: Prêmio, o sedã derivado do Uno, chega um ano depois do hatch.
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Fiat faz 40 anos de Brasil
1986: A perua Elba veio em 1986, mas é lembrada por ter sido um estopim no processo de impeachment do presidente Collor, em 1992, após compra do carro com verba de campanha.
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Fiat faz 40 anos de Brasil
1990: Lançamento do Uno Mille, o primeiro carro “popular”. Com motor 1.0, torna-se o veículo mais barato do País. Nesse mesmo ano, a Fiat ultrapassa a Ford em vendas e fica com a terceira posição do mercado.
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Fiat faz 40 anos de Brasil
1991: Chega o Tempra, carro de luxo da Fiat e primeira incursão da marca em um segmento onde reinava o Volkswagen Santana. Ostentava estilo moderno, caracterizado principalmente pela traseira alta.
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Fiat faz 40 anos de Brasil
1993: A Fiat começa a importar o Tipo, um sucesso desde o início. O hatch chegou a ser o estrangeiro mais vendido do País. A montadora fecha o ano na frente da Chevrolet, e pula para o segundo lugar em vendas.
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Fiat faz 40 anos de Brasil
1994: Lançamento do Uno Turbo 1.4, o primeiro carro turbinado de fábrica do País. Outra novidade foi a opção de ar-condicionado para o Uno Mille.
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Fiat faz 40 anos de Brasil
1994: Juntamente com o Uno, a Fiat lança também o Tempra Turbo. A novidade era a carroceria de duas portas.
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Fiat faz 40 anos de Brasil
1996: Ao completar 20 anos no País, a Fiat lança o Palio, primeiro 1.0 nacional a oferecer freios ABS e air bag (opcionais). No mesmo ano, mais de cem casos de incêndio com o hatch Tipo "queimaram" a imagem do carro.
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Fiat faz 40 anos de Brasil
1997: após o lançamento do Palio, chega a versão perua, a Weekend.
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Fiat faz 40 anos de Brasil
1997: Com a perua Weekend, chega também o sedã Siena.
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Fiat faz 40 anos de Brasil
1998: Fiat lança o Marea, com carroceria sedã e perua (Weekend). Entre as novidades, estava o motor 2.0 de cinco cilindros, que garantia bom desempenho. Linha foi fabricada até 2007.
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Fiat faz 40 anos de Brasil
1999: Chega a Palio Adventure, precursora das versões aventureiras. A Fiat lança o Brava, e passa a oferecer embreagem automática para o Palio (Citymatic), além de air bags laterais para o Marea.
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Fiat faz 40 anos de Brasil
2002: Lançamento do Stilo, com acabamento superior ao que a empresa utilizava até então. Entre os destaques, modelo teve as versões Abarth, esportiva, e Schumacher, em homenagem ao então piloto da Ferrari.
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Fiat faz 40 anos de Brasil
2005: Fiat entra no segmento dos monovolumes, com o Idea. O modelo ainda permanece em produção, mas sem o vigor inicial. O melhor ano de vendas foi 2007, com 40.545 unidades emplacadas.
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Fiat faz 40 anos de Brasil
2007: Dois anos após sua estreia na Europa, o Punto começa a ser produzido no Brasil. Trouxe linhas atuais, e, entre as versões, oferecia até a esportiva T-Jet, com motor 1.4 turbo. Continua em linha.
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Fiat faz 40 anos de Brasil
2010: Chega o novo Uno, que herda do modelo original a receita de bom espaço, mas com linhas atuais. Em pequena escala, oferece pela primeira vez entre os nacionais sistema start-stop.
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Fiat faz 40 anos de Brasil
2016: A Toro aparece como o segundo produto da nova fábrica de Goiana (PE), de onde também sai o Jeep Renegade. Explora um novo segmento de picapes, maior que o da Strada e menor que o da S10.
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Fiat faz 40 anos de Brasil
2016: após a picape Toro (lançada em fevereiro), a marca italiana lançou o subcompacto Mobi, em abril.