Em entrevista durante o Salão de Paris, presidente da montadora não negou que jipinho está no programa de lançamentos
01 de out, 2016 · 4 minutos de leitura.
Publicidade
A Volkswagen deve mesmo entrar, no Brasil, para o time das montadoras que têm em sua gama um utilitário-esportivo (SUV) compacto. Afinal, mesmo em tempo de crise, esse é o segmento que mais faz sucesso no País. Perguntado sobre o lançamento de um jipinho para concorrer com Honda HR-V e Jeep Renegade, entre outros, o presidente da subsidiária brasileira, David Powels, não negou a informação.
A entrevista ocorreu no Salão de Paris, que abriu suas portas ao público neste sábado (1º). O SUV compacto, porém, só deve ser lançado no mercado nacional no ano que vem.
Publicidade
Os rumores são de que o modelo será a versão final do T-Cross Breeze, protótipo revelado em março, durante o Salão de Genebra (Suíça). A versão final desse conceito tem sido flagrado em testes na Europa, conforme foto acima.
O T-Cross Breeze definitivo será feito sobre a plataforma MQB, que é modular e usada em diversos modelos do grupo, a exemplo do Golf, produzido em São José dos Pinhais (PR).
É possível que a versão brasileira tenha algumas adaptações ao mercado normal. Isso porque, na mesma entrevista, o presidente da Volkswagen disse que a subsidiária passará a ter mais modelos e adaptações desenvolvidas em centros de engenharias locais – como já ocorreu com o Up!, que tem entre-eixos e porta-malas maiores que os da versão europeia, para atender às demandas do público brasileiro.
O T-Cross Breeze definitivo deverá ser um dos modelos – são quatro, no total – do plano de investimentos de R$ 6 bilhóes que a marca anunciou para o Brasil. Esse montante, previsto para ser aplicado no período até 2020, deverá contemplar também, segundo rumores, as novas gerações de Fox e Gol.
Além de Renegade e HR-V, o jipinho brigará com Ford EcoSport, que em breve passará por atualizações, e o novato Nissan Kicks. Além disso, no ano que vem será lançado o HyundaiCreta, outro representante do segmento.
A Chevrolet também prepara um novo SUV compacto, que está sendo desenvolvido no Brasil para substituir o Tracker.
GALERIA: OS SUVS QUE ESTÃO CHEGANDO AO MERCADO
1/12
Mercedes-Benz GLC Coupé
Rival do X4, modelo será mostrado aos brasileiros durante o Salão do Automóvel de São Paulo, de 10 a 20 de novembro
2/12
Audi Q5
Segunda geração do utilitário-esportivo será produzida exclusivamente no México. Revelado no Salão de Paris, que termina em 16 de outubro, modelo chega às lojas do Brasil no ano que vem
3/12
Land Rover Discovery
Também mostrada em Paris, quinta geração estará no Salão de São Paulo. Vendas começam em meados de 2017
4/12
Hyundai ix25/Creta
O Creta será uma das atrações do Salão do Automóvel, em novembro. O modelo será feito em Piracicaba; sua plataforma é a mesma do Elantra. O visual terá algumas diferenças em relação ao modelo mundial (acima), que em alguns mercados recebe o nome de ix25.
5/12
Renault Captur
O novo utilitário-esportivo da Renault com jeitão de crossover, o Captur (aqui será com C) vai dividir plataforma e motor, o 2.0 de até 148 cv. Ele vem para brigar com Renegade e HR-V, na faixa de preço entre R$ 90 mil e R$ 100 mil. Ele deve contar com um câmbio automático do tipo CVT utilizado pela Renault-Nissan
6/12
Kia KX3
Produzido sobre a mesma plataforma do Hyundai Creta/ix25, o Kia KX3 virá do México com o mesmo motor 1.6 flexível de até 128 cv do "irmão". Lá fora ele tem uma opção turbo com 204 cv e câmbios manual e automático de seis e sete marchas, respectivamente
7/12
Renault Koleos
O Koleos chega ao mercado no final do ano, após o Salão do Automóvel. Com porte para brigar com Honda CR-V, Toyota RAV4 e Hyundai ix35, entre outros. Chega com motor 2.5 a gasolina de 175 cv associado a um câmbio automático do tipo CVT e com tração integral. Preço deve ser de cerca de R$ 165 mil
8/12
Nissan Kicks
O Nissan Kicks já chegou às lojas, mas por enquanto só na versão de topo. Pouco antes do Salão do Automóvel, a marca japonesa deve iniciar as vendas das versões de entrada, com preço abaixo dos R$ 89.990 que atualmente são cobrados. O motor será o mesmo 1.6 de 114 cv e além do cãmbio automático CVT, ele ganhará uma opção com transmissão manual
9/12
Ford EcoSport
O Ford EcoSport, que iniciou o segmento de SUVs compactos está desafado e muda agora no Salão do Automóvel para voltar a brigar com os rivais Jeep Renegade e Honda HR-V, que são os atuais líderes do segmento. Além de novo visual, parecido com do Ford Edge, ele vai trazer mais equipamentos e tecnologia
10/12
Toyota CH-R
A Toyota vai testar a receptividade do público com o crossover CH-R durante o Salão do Automóvel. Cotado para ser vendido aqui, o modelo criado especialmente para a Europa, tem nova plataforma modular e além de uma versão híbrida com motor 1.8 associado a um elétrico - o mesmo trem de força do Prius -, oferece no Velho Continente um novo propulsor 1.2 turbo. Por aqui, deve adotar o 2.0 do Corola
11/12
Hyundai Tucson
A nova geração do Hyundai Tucson, em alguns mercados chamado de ix35 também, começa a ser produzida este ano no Brasil, junto do atual ix35 e do antigo Tucson. Além do visual renovado, chega com inédito motor 1.6 turbo de 180 cv e preço em torno de R$ 180 mil
12/12
Chevrolet Tracker
A Chevrolet terá como uma das atrações do Salão do Automóvel a atualização do Tracker. O SUV que divide a plataforma com o Sonic, terá nova dianteira, semelhante a do Cruze. Além do visual do sedã, ele deve receber o mesmo motor - 1.4 turbo de 153 cv e câmbio automático de seis marchas. Na parte de tecnologia, o Tracker terá sistema de espelhamento de celular e integração com Android Auto e Apple CarPlay, além do sistema de assistência OnStar