Você está lendo...
Conversível Mercedes traz emoção moderada
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Avaliação

Conversível Mercedes traz emoção moderada

O SL 350 Sport é a versão de entrada de sua linha e está equipado com o motor 3.5 V6 de 316 cv. À venda por cerca de R$ 370 mil, o modelo conta com itens externos para dar apelo esportivo ao seu desenho, como as rodas de 19"

06 de out, 2010 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

 Conversível Mercedes traz emoção moderada

(Fotos: Sérgio Castro/AE)

Rafaela Borges

Ele parece ser o irmão maior e mais sofisticado do SLK. Conversível de belas linhas – embora um pouco ultrapassadas – e com dose moderada de esportividade, o Mercedes-Benz SL 350 Sport é a versão de entrada de sua linha. Está à venda no Brasil por US$ 212 mil (cerca de R$ 370 mil) e traz motor V6 de 3,5 litros e 316 cv.

Para um carro de quase duas toneladas, o SL 350 Sport é até rápido. Pode acelerar de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos, de acordo com informações da Mercedes-Benz. Mas não espere o ímpeto de um modelo preparado pela divisão esportiva AMG. Ele é para quem gosta de velocidade mas não faz questão de levar a adrenalina ao limite.

Publicidade


Com apenas 1,31 metro de altura e equipado com controle eletrônico de estabilidade, o SL 350 é um carro à mão em curvas rápidas. E sua carroceria não balança em altas velocidades. Uma dica para quem quer sentir um friozinho na barriga é desligar o controle de estabilidade. Feito isso, dependendo do ângulo da trajetória e da velocidade com que se entra em curvas, a traseira tende a escapar. Mas mesmo assim a sensação é de que o carro está sob controle.

Merece destaque a direção, precisa e rápida nas respostas, além de exigir poucos movimentos na hora de estacionar. Algo bem positivo em um carro com 4,56 metros, mesmo comprimento do sedã Fiat Linea.


No visual, há itens para dar apelo esportivo ao modelo, como as rodas de 19 polegadas e a saída dupla de escape.

Confira o vídeohttps://tv.estadao.com.br/videos,MISTURA-…


Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos estimulam busca por fontes de energia renovável

Energia fornecida pelo sol e pelos ventos é uma solução viável para abastecer veículos modernos

19 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

eletromobilidade é uma realidade na indústria automotiva e o crescimento da frota de carros movidos a bateria traz à tona um tema importante: a necessidade de gerar energia elétrica em alta escala por meio de fontes limpas e renováveis. 

“A mobilidade elétrica é uma alternativa para melhorar a eficiência energética no transporte e para a integração com as energias renováveis”, afirma Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

O Brasil é privilegiado em termos de abundância de fontes renováveis, como, por exemplo, a energia solar e a eólica. “É uma boa notícia para a transição energética, quando se trata da expansão de infraestrutura de recarga para veículos elétricos”, diz o professor. 

Impacto pequeno

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Brasil tem condições de mudar sua matriz energética – o conjunto de fontes de energia disponíveis – até 2029. Isso reduziria a dependência de hidrelétricas e aumentaria a participação das fontes eólicas e solar.

Mesmo assim, numa projeção de que os veículos elétricos poderão representar entre 4% e 10% da frota brasileira em 2030, estudos da CPFL Energia preveem que o acréscimo no consumo de energia ficaria entre 0,6% e 1,6%. Ou seja: os impactos seriam insignificantes. Não precisaríamos de novos investimentos para atender à demanda.

Entretanto, a chegada dos veículos elétricos torna plenamente viável a sinergia com outras fontes renováveis, disponíveis em abundância no País. “As energias solar e eólica são intermitentes e geram energia de forma uniforme ao longo do dia”, diz o professor. “A eletromobilidade abre uma perspectiva interessante nessa discussão.”

Incentivo à energia eólica

Um bom exemplo vem do Texas (Estados Unidos), onde a concessionária de energia criou uma rede de estações de recarga para veículos elétricos alimentada por usinas eólicas. O consumidor paga um valor mensal de US$ 4 para ter acesso ilimitado aos 800 pontos da rede. 

Segundo Delatore, painéis fotovoltaicos podem, inclusive, ser instalados diretamente nos locais onde estão os pontos de recarga

“A eletrificação da frota brasileira deveria ser incentivada, por causa das fontes limpas e renováveis existentes no País. Cerca de 60% da eletricidade nacional vem das hidrelétricas, ao passo que, na Região Nordeste, 89% da energia tem origem eólica.”

Híbridos no contexto

Contudo, a utilização de fontes renováveis não se restringe aos carros 100% elétricos. Os modelos híbridos também se enquadram nesse cenário. 

Um estudo do periódico científico Energy for Sustainable Development fala das vantagens dos híbridos, ao afirmar que suas emissões de gases de efeito estufa são inferiores às do veículo puramente elétrico.

“Os veículos híbridos possuem baterias menores, com proporcional redução das emissões de poluentes. Essas baterias reduzem o impacto ambiental da mineração dos componentes necessários à sua fabricação. Os resultados demonstram que a associação de baterias de veículo que usam biocombustíveis tem efeito sinérgico mais positivo”, conclui o documento.