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Chery QQ encara Fiat Mille. E perde
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Chery QQ encara Fiat Mille. E perde

Estilo do QQ (à dir.) é cópia do Daewoo Matiz, de 1998. Mille tem linhas mais velhas, mas de Giugiaro... leia mais

17 de ago, 2011 · 7 minutos de leitura.

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 Chery QQ encara Fiat Mille. E perde

Estilo do QQ (à dir.) é cópia do Daewoo Matiz, de 1998. Mille tem linhas mais velhas, mas de Giugiaro

Nícolas Borges

De cara, o Chery QQ parece imbatível em sua faixa de preço. Segundo carro mais barato do Brasil, a R$ 23.990, ele oferece um pacote de itens de série enorme. Mas “recheio” não é tudo e o chinesinho perdeu este duelo contra a versão quatro-portas do mineiro Fiat Mille Fire Economy, tabelada a R$ 25.350 (o preço sugerido da duas-portas é de R$ 23.490).

No País desde 1984, o hatch mineiro é mais confortável, estável, espaçoso e silencioso que o asiático, que em movimento passa sensação de insegurança. A maior vilã do QQ é a suspensão tão mole que o faz parecer solto, como se não houvesse amortecedores, apenas molas.

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Basta uma rua ondulada para fazer o Chery chacoalhar a ponto de lembrar um avião em meio à turbulência. Em lombadas é preciso passar muito devagar, pois o eixo traseiro não só pula muito como bate no retorno.

Se for necessário mudar rapidamente de faixa, há o risco de causar um acidente. A soma de suspensão molenga, pneus muito finos (155/65 R13), altura quase igual à largura e direção rápida (em geral positivo) dá um resultado ruim. O QQ balança demais e a traseira fica muito perto de se desgarrar.

Enquanto isso, o veteraníssimo Mille se aproveita do desenvolvimento ao longo de quase três décadas para exibir toda sua maturidade. O Fiat é bem mais firme e seguro em qualquer situação. E até mais confortável, pelo simples fato de não chacoalhar como o rival.


O motor é outro ponto positivo do Mille. Além de ser flexível, esse 1.0 entrega seu torque máximo (9,2 mkgf com etanol, o,1 mkgf a mais que no chinês) 1.000 rpm antes que o 1.1 a gasolina do QQ, que rende 68 cv, 3 cv a mais que no mineiro.

A largura maior da carroceria do mineiro se reflete na cabine. Apesar de ser difícil, dá para apertar três pessoas no banco de trás. No QQ, isso é utopia, mesmo havendo três cintos de segurança. Sentada rente a uma das portas, uma pessoa de 1,75 m encosta a mão na porta oposta ao esticar o braço.

Traços retos da carroceria se repetem no interior do Mille. Mexer no rádio exige tirar costas do banco

QQ tem quadro de instrumentos digital, mas velocímetro é impreciso. Painel treme em altos giros

Manias do QQ
Com quase trinta anos de mercado, o Mille entrega o peso da idade. Um dos exemplo são as portas, que precisam de uma certa força para fechar. Mas isso é pouco na comparação com as “manias” do QQ, que irritam de tão numerosas.


Ao bater a porta dianteira, o painel interno balança. E a peça “embarriga”, como se inchasse, ao fechar o vidro até o final. Nos bancos da frente dá para sentir a estrutura de ferro nas laterais, por causa da espuma mole. Ao acelerar o Chery acima de 3.000 rpm, o barulho incomoda. Por fora, a unidade avaliada tinha o farol direito muito desalinhado em relação à carroceria: cerca de 2 centímetros.

O único quesito do qual o asiático pode se orgulhar é equipamento. A ampla lista de itens de série inclui até dois air bags e freios ABS. Mostra de bom senso da Chery, pois a segurança oferecida pelas suspensões não convence. Já o Mille não tem esses recursos entre os extras, que incluem até o comando manual dos espelhos externos.

Agradecimento: Fiat Amazonas Norte, tel. (11) 2711-6000


Como o estepe fica no cofre do motor, Mille oferece bom volume de carga para o porte: 290 litros

Porta-malas do QQ leva só 190 l e tampa do pneu extra é menor que deveria (Fotos: Sérgio Castro/AE)

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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Comportamento dos passageiros pode afetar a segurança da viagem

Dez recomendações para que os ocupantes do veículo não tirem a concentração do motorista durante o percurso

13 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os passageiros têm um papel preponderante na segurança de um carro em movimento. O comportamento dentro do automóvel pode aumentar ou diminuir o risco de ocorrência de um acidente de trânsito

“Por motivos diversos, o motorista compromete a segurança ao volante do carro ao perder a capacidade de detectar obstáculos e não acionar os freios, por exemplo”, afirma Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

“O tempo de reação é precioso para prevenir acidentes. Quando o motorista divide a atenção interagindo com outras pessoas a bordo, a incapacidade de identificar o perigo aumenta.”

Embora o ser humano acredite na capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, a direção pode ser impactada por condições adversas, que atrapalham a visão, a concentração e a atenção de motorista e passageiros.

“Os passageiros devem ter consciência de que sua presença, de alguma forma, afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar algum tipo de estresse”, diz Gomes.

Por isso, veja dez recomendações importantes para o passageiro manter intacta a segurança da viagem:

  1. Adote uma postura ativa, ajudando na localização do caminho, atendendo o telefone e avisando sobre eventuais riscos.
  2. Não distraia o motorista, falando alto demais, mudando constantemente a música e comentando o modo como ele dirige.
  3. Mantenha-se alerta. Passageiros que dormem durante a viagem aumentam a probabilidade de o motorista também pegar no sono. 
  4. Não esqueça de usar o cinto de segurança e exija isso dos demais ocupantes do veículo. As crianças devem se acomodar em cadeirinhas ou assentos adequados à idade.
  5. O passageiro tem o direito de reclamar com o motorista se ele estiver dirigindo com imprudência, mas isso deve ser feito tranquilamente, para não gerar estresse.
  6. Evite situações que tirem a atenção do condutor. Se alguém passar mal ou se as crianças estiverem agitadas, sugira fazer uma pausa na viagem a fim de acalmar a situação. 
  7. Adie a viagem se estiver irritado, nervoso, inseguro ou sob efeitos de drogas ou álcool. 
  8. Jamais coloque parte do corpo para fora do veículo, seja nas janelas ou no teto solar.
  9. Antes de abrir a porta para sair do carro, certifique-se de que não existem riscos para você e os pedestres da via.
  10. Embarque e desembarque sempre pela porta ao lado da calçada.