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SLS AMG Roadster é muita emoção sem capota
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SLS AMG Roadster é muita emoção sem capota

Roadster (conversível de dois lugares) do Mercedes-Benz SLS AMG, à venda no mercado brasileiro por US$ 515 mil (R$ 950 mil, aproximadamente), não tem o recurso que tornou o superesportivo um ícone: as portas do tipo asas de gaivota

06 de jan, 2012 · 5 minutos de leitura.

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 SLS AMG Roadster é muita emoção sem capota

LUÍS FELIPE FIGUEIREDO

O Roadster (conversível de dois lugares) do Mercedes-Benz SLS AMG, à venda no mercado brasileiro por US$ 515 mil (R$ 950 mil, aproximadamente), não tem o recurso que tornou o superesportivo um ícone: as portas do tipo asas de gaivota. Mas ninguém está ligando.

É justamente a possibilidade de abrir o teto de lona (a operação completa leva apenas 11 segundos e pode ser executada a até 50 km/h, conforme informações da fabricante) e ouvir tudo o que o V8 de 6,2 litros e 571 cv tem a “dizer” que torna a experiência de guiar esse conversível mais intensa. Escutar seu ronco visceral é algo para guardar na memória e contar aos netos.

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As portas “normais” também facilitam a entrada no carro. O cupê requer algum contorcionismo. Basicamente, essa é a diferença entre os dois carros.

Os dados de aceleração e velocidade são idênticos. Acelerar de 0 a 100 km/h leva apenas 3,8 segundos e a velocidade máxima é limitada a 317 km/h em ambos.

Para manter essa equivalência a Mercedes reforçou o conversível. Há mudanças na sustentação do painel, atrás dos bancos e na traseira, entre o teto e o tanque, além de chapas de maior espessura nas laterais. Com isso a estrutura ficou 2 kg mais pesada (ela pesa 243 kg). O conversível tem somente 40 kg a mais do que o cupê: são 1.660 kg.


No console central ficam os “botões do prazer” do SLS. No primeiro altera-se o modo de condução: Conforto, Esporte, Esporte Plus e Manual. É possível perfeitamente notar as mudanças no perfil. E também rodar apenas no de conforto. Nos demais o ronco do motor se evidencia, as trocas de marcha são em rotação mais elevada e o acelerador fica extremamente sensível.

O modo manual requer habilidade. Tudo ocorre muito rápido e nesse perfil o câmbio automatizado de sete marchas e dupla embreagem, na traseira, não faz mudanças ascendentes sozinho. Uma fileira de LEDs no quadro de instrumentos indica o momento das trocas, feitas por aletas no volante, antes de o motor atingir o limite de giro.

Outra tecla altera eletronicamente os amortecedores (há três perfis: Conforto, Esporte e Esporte Plus). Há também o de partida e o que ativa um perfil programável de amortecedor e câmbio.


O SLS AMG Roadster foi apresentado no Salão de Frankfurt (Alemanha) do ano passado.

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