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Goodyear e Pirelli mostram conceitos em Genebra
Tecnologia

Goodyear e Pirelli mostram conceitos em Genebra

Goodyear e Pirelli apostam em pneus inteligentes com sensores que transmitem informações

10 de mar, 2017 · 4 minutos de leitura.

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 Goodyear e Pirelli mostram conceitos em Genebra
Conectividade chegou aos pneus de Goodyear e Pirelli

Além dos supercarros e dos conceitos elétricos e autônomos, o Salão de Genebra serviu também para a apresentação de novas tecnologias de pneus, mostradas por Goodyear e Pirelli.

A Goodyear levou uma evolução do pneu esférico Eagle 360 Urban. O protótipo de pneu giroscópico adotou uma inteligência artificial que permite ao componente coletar informações em tempo real sobre as condições de direção e conseguir melhorar a frenagem, condução e eficiência.

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Além disso, o pneu tem um componente chamado pela companhia de “pele biônica”, que é um polímero superelástico com a capacidade de adaptar o padrão da banda de rodagem às condições de direção, com a ajuda de componentes sob a banda.

Outro conceito, o IntelliGrip Urban foi concebido para frotas de transporte autônomo. Também com sensores, eles coletam e compartilham informações sobre as condições do clima e da estrada, além do desgaste do pneu, permitindo que o responsável pela frota tenha acesso às necessidades de troca antecipadamente.

Pirelli Connesso. Com a mesma proposta de conectividade, a Pirelli lançou o Connesso, um sistema que usa um sensor integrado ao pneu que “conversa” com um aplicativo para smartphone, enviando dados ao consumidor e a um sistema da Pirelli em nuvem.


Entre os dados dos pneus que são informados estão pressão, temperatura, carga vertical estática, desgaste e quilômetros já rodados. A Pirelli quer também oferecer em uma versão mais avançada a estimativa de vida útil restante de cada componente.

Além disso, o sistema oferece o tradicional monitoramento de pressão dos pneus e alerta de desgaste (T.W.I.) indicando pelo aplicativo a loja Pirelli mais próxima. Também há a opção de marcar diretamente uma consulta para aferir a pressão ou trocar os pneus.



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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.