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Veja todos os detalhes sobre o superesportivo criado por Fittipaldi
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Veja todos os detalhes sobre o superesportivo criado por Fittipaldi

EF7 terá 39 exemplares construídos para as pistas. Depois, ganhará versão de rua. Veja a entrevista exclusiva com o piloto brasileiro

11 de mar, 2017 · 5 minutos de leitura.

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 Veja todos os detalhes sobre o superesportivo criado por Fittipaldi
Modelo tem 608 cv e acelera de 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos

O sonho de criar um carro superesportivo surgiu quando Emerson Fittipaldi tinha 22 anos. O bicampeão mundial de Fórmula 1 chegou a conversar com membros do governo Lula sobre o projeto, em busca de apoio estatal, mas não conseguiu despertar o interesse dos interlocutores. Há três anos, finalmente o projeto começou a sair do papel e se materializou no Salão de Genebra, na Suíça, que vai até o próximo domingo. Trata-se do Fittipaldi EF7, supercarro fruto da parceria entre o ex-piloto, o estúdio italiano Pininfarina e a empresa de engenharia alemã HWA.

Fittipaldi diz que, embora o carro seja ítalo-germânico, sua alma é brasileira. Isso porque o piloto participou de todo o desenvolvimento do projeto, desde os desenhos nas pranchetas até a versão final. O modelo foi pensado para as pistas e terá preço divulgado em duas semanas, de acordo com “Emmo”, apelido carinhoso do brasileiro. Ele diz que as entregas começam em um ano e que haverá uma versão de rua.

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O Fittipaldi EF7 terá 39 unidades para as pistas. O número é alusivo às conquistas do ex-piloto em sua trajetória no automobilismo. Foram 14 vitórias na Fórmula 1 e 22 na Indy. As outras três representam os títulos (dois e um, respectivamente) de Emmo nas duas categorias.

Cada exemplar celebrará um desses feitos. A entrega dos 39 carros será feita pessoalmente por Fittipaldi, em uma pista, onde ele ensinará técnicas de pilotagem aos compradores.


O EF7 tem carroceria toda feita de fibra de carbono. Com isso, e com a concepção simples do interior, de carro de corrida, pesa apenas uma tonelada. Para comparação, o McLaren 720S, que vende como principal atributo o baixo peso, tem aproximadamente 1.200 quilos.

O motor, 4.8 V8 aspirado, gera 608 cv e 42 mkgf. O câmbio é sequencial de seis marchas, as suspensões, independentes e os freios, de aço ventilado.


“O carro poderá acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos”, diz Fittipaldi. Segundo o piloto, quando levou o projeto à HWA, ele pediu um carro leve e com todas as características de um modelo de competição.

Já para a Pininfarina, Fittipaldi requisitou um carro cujas formas lembrassem as do animal que ele considera o mais perfeito criado por Deus, o tubarão. Para o piloto, a dianteira do EF7 é a parte do carro que mais remete às formas do animal marinho.


Haverá uma pré-estreia “virtual” do EF7 no Gran Turismo Sport, jogo para o console Playstation 4.

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