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Ingleses batem recorde de velocidade com carrinho de ?bate-bate?
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Ingleses batem recorde de velocidade com carrinho de ?bate-bate?

Modelo ganhou motor de motocicleta e atingiu média de 160 km/h em passagens registradas no livro dos recordes

04 de abr, 2017 · 2 minutos de leitura.

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 Ingleses batem recorde de velocidade com carrinho de ?bate-bate?

O youtuber Colin Furze e o mítico piloto misterioso do programa de TV inglês Top Gear, o Stig, quebraram um recorde no mínimo curioso. Furze construiu e o Stig pilotou o carrinho de “bate-bate” mais rápido do mundo, que chegou a nada menos que 172 km/h em uma das passagens. O recorde foi de 160 km/h, registrado pelo Guinness, o livro dos recordes.

Para tanto, o bate-bate é bem diferente dos modelos usados em parques de diversão. Em vez dos pequenos motores elétricos, o youtuber instalou um motor de uma Honda CBR 600, com cerca de 100 cv. Por razões de segurança, foram instaladas rodas de kart e freios a disco para ajudar a parar o carrinho.

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O recorde foi registrado com duas passagens. Uma em cada direção da pista. A primeira, quando o carrinho chegou a 172 km/h, foi à favor do vento, causa da velocidade mais alta. No sentido contrário, o veículo chegou a 148 km/h, ainda respeitáveis para um brinquedo de criança.


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Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.