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Raro Pagani Huayra de mão inglesa está à venda por R$ 7 milhões
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Raro Pagani Huayra de mão inglesa está à venda por R$ 7 milhões

Exemplar do superesportivo é um dos dois únicos que foram adaptados com o volante à direita e rodou menos de 4 mil km

Redação

24 de abr, 2017 · 2 minutos de leitura.

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Crédito:Pagani

O Pagani Huayra é um carro para pouquíssimos afortunados. A primeira leva do modelo teve apenas 100 unidades produzidas, a precinhos que excedem 1 milhão de euros. Desse seleto lote, está à venda um exemplar ainda mais exclusivo. Trata-se de um dos dois únicos que saíram de fábrica com o volante à direita, adaptados para a mão inglesa – fruto de um acordo com a Mercedes-AMG, fornecedora dos motores que equipam o esportivo.

O exemplar em questão rodou apenas 3.862 km e está com todas as revisões em dia. Ele está sendo anunciado por uma concessionária na Inglaterra por US$ 2,36 milhões (cerca de R$ 7,4 milhões). A pintura em tom Vermelho Dubai tem camada protetora e faz um belo contraste com o cinza das peças de fibra de carbono e dos aros prateados.

Por dentro, a cabine do Huayra possui acabamento de couro, costuras vermelhas, mais fibra de carbono e partes em alumínio. Seu motor 6.0 V12 com dois turbos gera 729 cv e 112 mkfg e permite ao superesportivo acelerar de 0 a 100 km/h em 3 segundos e chegar a alucinantes 370 km/h.

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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.