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Cientistas criam dispositivo que retira hidrogênio da poluição
Tecnologia

Cientistas criam dispositivo que retira hidrogênio da poluição

Sistema feito por Cientistas da Universidade de Antuérpia pode alimentar carros movidos a hidrogênio

Redação

15 de mai, 2017 · 2 minutos de leitura.

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Crédito:Dispositivo tira gás hidrogênio e poluição do ar. CRÉDITO: University of Antwerp

Um grupo de cientistas da Universidade de Antuerpia, na Bélgica, conseguiu criar um dispositivo que é capaz de retirar hidrogênio do ar poluído. Ele precisa ser exposto a luz para funcionar, e assim acaba tendo uma segunda função, que é a de purificar o ar enquanto retira o hidrogênio dele.

O hidrogênio é gerado na forma de gás, o que possibilita seu uso para células de combustível após um tratamento específico, já que é necessário estar em uma determinada pressão para operar no sistema dos veículos.

O dispositivo, que foi apresentado em pequena escala na proposta de um conceito, tem duas câmaras separadas por uma membrana: de um lado fica o ar purificado e do outro o gás hidrogênio é produzido.

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Essa membrana é feita de nanomateriais que agem como catalizadores capazes de produzir o gás hidrogênio e quebrar as moléculas de poluição do ar, explica o professor Sammy Verbruggen, líder do projeto.

A mesma membrana já tinha sido utilizada para retirar hidrogênio da água e agora possui dupla função. O grupo de cientistas agora trabalha para conseguir aumentar a escala do projeto.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.