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Novo Subaru WRX STI Type RA tentará quebrar recordes na Inglaterra e na Alemanha
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Novo Subaru WRX STI Type RA tentará quebrar recordes na Inglaterra e na Alemanha

Primeiro desafio do carro será no Festival da Velocidade de Goodwood, no final de junho

Redação

20 de jun, 2017 · 2 minutos de leitura.

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Crédito:Subaru

A Subaru preparou um carro especialmente para derrubar recordes de duas pistas conhecidas do automobilismo. A primeira, e que marca a estreia do Type RA (do inglês “Record Attempt”, ou “Tentativa de Recorde”), é a Goodwood Hill Climb, evento do Festival da Velocidade, que começa em 29 de junho, onde carros batalham para ver quem consegue subir as ladeiras e subidas de Goodwood, na Inglaterra.

Depois, o WRX STI Type RA irá para a pista de Nurburgring, na Alemanha, e também tentará quebrar os melhores tempos do circuito.

Em ambas as ocasiões, o piloto e dublê Mark Higgins estará atrás do volante. Higgins ficou conhecido por dirigir um WRX STI em uma pista de bobsled e de estabelecer o recorde para o circuito na Ilha de Mann em 2016.

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O Subaru WRX STI Type RA possui teto de fibra de carbono, mesmo material do aerofólio traseiro, rodas de liga leve aro 19 e motor 2.5 de quatro cilindros em linha, turbo e 310 cv. O aumento de potência em relação ao propulsor antigo é promovido por uma nova entrada de ar frio e um módulo de controle atualizado.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.