Com porte semelhante ao de Honda HR-V e Jeep Renegade, o Q2 é o primeiro utilitário-esportivo compacto de uma marca de luxo. Trata-se de um produto bastante adequado ao mercado brasileiro, já que faz parte do segmento cujas vendas mais crescem no País.
Se vier mesmo a ser vendido no Brasil, inicialmente o Q2 deverá ser importado. Em 2015, durante a fase de desenvolvimento, a Audi chegou a estudar a possibilidade de produzir o Q2 no Paraná, mas a crise político-econômica, que teima em não passar, fez com que os executivos da marca paralisassem os planos.
Revelado em março do ano passado, durante o Salão de Genebra (Suíça), o SUV da Audi tem 4,19 metros de comprimento, 1,79 m de largura e 1,51 m de altura e 2,60 de entre-eixos. Sua plataforma é uma versão da MQB, a mesma utilizada no Volkswagen Golf e no Audi A3 Sedan.
Na Europa a versão de entrada tem o mesmo motor 1.0 de três cilindros, com turbo, do VW Up! Há também opções 1.4 e 2.0, ambas turbinadas. O câmbio pode ser manual de seis marchas ou automatizado de sete velocidades e dupla embreagem.
Entre os equipamentos destaca-se o painel de instrumentos virtual, que pode ser personalizado. Sistema que freia o carro sozinho em velocidades baixas em caso de iminência de colisão, assistente de manutenção na faixa de rolamento e reconhecimento de luzes de semáforo também estão disponíveis para os europeus.