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Bentley abandona projeto de um “mini-Bentayga” e planeja esportivo elétrico
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Bentley abandona projeto de um “mini-Bentayga” e planeja esportivo elétrico

Por causa de vendas abaixo do esperado, a Bentley decidiu arquivar desenvolvimento de uma versão menor do Bentayga, para investir em um esportivo elétrico, baseado na plataforma do Porsche Mission E

Redação

15 de set, 2017 · 3 minutos de leitura.

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Bentley EXP12 Speed 6e
Crédito:O projeto da Bentley seria baseado no conceito EXP12 Speed 6e, apresentado no Salão de Genebra deste ano. Foto: Bentley

O Bentley Bentayga é um dos mais rápidos e luxuosos SUVs da atualidade, mas, mesmo assim, ainda não alcançou os resultados de vendas com os quais a marca britânica sonhava. Custando US$ 229 mil nos Estados Unidos (cerca de R$ 720 mil na conversão direta), a empresa vendeu menos de 700 unidades do modelo naquele país no ano.

Por causa do que está sendo considerado um “mau começo”, parece que a Bentley está reconsiderando lançar outro SUV. De acordo com a Autocar, a montadora estaria abandonando o projeto de lançar um “sub-Bentayga” em favor de um carro esportivo, o que é uma boa notícia para entusiastas.

Ainda de acordo com a publicação, o novo esportivo teria propulsão elétrica, e utilizaria a mesma plataforma do Porsche Mission E (Bentley e Porsche pertencem ao grupo Volkswagen).

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O estilo poderá ser baseado no do conceito EXP12 Speed 6e, apresentado no Salão de Genebra, no início deste ano.

A Bentley não revelou detalhes técnicos, mas o quadro de instrumentos do EXP12 sugere que o modelo poderia ser capaz de rodar cerca de 480 km sem recarga.

Afora o esportivo, a Bentley pretende introduzir outros três veículos híbridos plug-in nos próximos anos. O Bentayga deverá ser o primeiro a ter uma versão do gênero. Na sequência, estão previstas também versões híbridas do Continental e do Flying Spur.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.