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Chevrolet realiza feirão de fábrica no fim de semana
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Chevrolet realiza feirão de fábrica no fim de semana

Novos modelos da fabricante serão apresentados no evento, que ocorre dias 23 e 24 de setembro em São Caetano do Sul

Redação

22 de set, 2017 · 2 minutos de leitura.

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CRÉDITO: GM Mercosul
Crédito:

A Chevrolet realiza neste final de semana, dias 23 e 24 de setembro, um feirão no pátio de sua fábrica em São Caetano do Sul (SP). Os modelos que estarão disponíveis no evento são Cruze Sedan, Cruze Sport6, Tracker, S10 Flex com câmbio automático, S10 High Country, Onix e Prisma. Haverá test-drive dos carros.

Os clientes também poderão conferir no feirão o sistema OnStar e a segunda geração do Chevrolet MyLink. O acesso ao evento será feito pelo Portão 1, localizado na Avenida Goiás, 1.805, das 9h às 19h.

Entre as melhores ofertas estão o Onix 1.4 LTZ 2018 com câmbio automático grátis e preço sugerido entre R$56.890 e R$62.190 e o Onix 1.0 2018, a partir de R$ 40.990, com IPVA 2017 grátis. Para toda linha Onix e Prisma, os clientes terão taxa zero e, com o plano de financiamento FDU com 67% de entrada, podem parcelar o restante em até 30 vezes. Há a possibilidade ainda financiamentos sem entrada.

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A Chevrolet também oferecerá o Cruze Sport6 com taxa zero em até 30 vezes, com 100% da tabela FIPE no veículo usado na troca. Já o Tracker com motor 1.4 Turbo poderá ser adquirido a partir de R$ 82.990. A fabricante informou que os valores não contemplam custos e taxas de registro de contrato que variam de acordo com a localidade da moradia do consumidor.

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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.