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Equinox é o SUV que não sabe ser lento
Avaliação

Equinox é o SUV que não sabe ser lento

Utilitário agrada pelas respostas imediatas do motor 2.0 turbo de 262 cv e pelo silêncio a bordo

Thiago Lasco

20 de out, 2017 · 6 minutos de leitura.

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equinox
Chevrolet Equinox
Crédito:Foto: Chevrolet

Ao fixar a tabela do utilitário-esportivo mexicano Equinox em R$ 149.900, a Chevrolet posicionou o novo modelo na  faixa entre R$ 140 mil e R$ 160 mil, na qual estão, além de algumas versões do Compass, o CR-V, o Q3, o 3008, Tucson, Sportage, entre outros. Mas enquanto esses modelos têm potências entre 150 cv e 177 cv, o novato conta com os 262 cv entregues pelo motor 2.0 turbo a gasolina com injeção direta de combustível.

Esse propulsor, associado a um câmbio automático  de nove marcha, é o maior trunfo do Equinox. O conjunto proporciona muito prazer ao volante. Dos 37 mkgf de torque, 90% estão disponíveis entre 2 mil e 5.600 rpm. Com isso, o carro oferece respostas consistentes em diversas situações, entre acelerações e retomadas. Para quem é fã de uma tocada mais esportiva, o SUV  é uma delícia de guiar. Basta cravar o pé no acelerador que o utilitário ganha velocidade com ímpeto, enquanto a transmissão troca as marchas de forma quase imperceptível.

Ao mesmo tempo, o Equinox não chega a ser um carro bruto ou arisco. A tocada no dia a dia é suave e agradável, graças ao acerto macio da suspensão e ao sistema de cancelamento de ruídos, com o  qual quase não se ouve o trabalho do motor – seja em trânsito urbano, seja a 120 km/h, quando o ponteiro do conta-giros estabiliza abaixo das 2 mil rotações.

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Vários assistentes eletrônicos  ajudam a garantir uma condução mais segura. Quando o Chevrolet se aproxima demais do carro à frente sem que o motorista esboce reação, por exemplo, o banco do condutor vibra e uma luz vermelha é projetada no para-brisa. A nota destoante fica para o assistente de permanência em faixa, que demora para entrar em ação é só corrige a trajetória quando o veículo já saiu da faixa de rolamento.

Embora o porte algo parrudo do Equinox sugira um espaço interno mais generoso do que o que se verifica na realidade, a cabine leva cinco adultos com  conforto. O assoalho plano facilita a vida de quem viaja atrás. O console central se projeta em direção ao banco traseiro, com saídas de ar-condicionado e duas portas USB para os passageiros de trás, mas tem um recuo na parte inferior, para não prejudicar o espaço para as pernas do carona do meio.

O porta-malas, de 468 litros, pode ser ampliado com o rebatimento do banco traseiro, que é feito por duas alavancas embutidas na parede direita do compartimento de carga, uma solução bastante prática.


A percepção de luxo do Equinox, contudo, se dá mais pelo silêncio a bordo do que pela qualidade dos materiais da cabine. O acabamento não chega a depor contra o modelo, mas é inferior ao de outros SUVs dessa faixa de preço, como Compass e 3008. Há uma grande extensão de plástico rígido pelas portas e painel, apenas atenuada por faixas de couro cinza claro.

O Equinox será vendido em configuração única, Premier, sem opcionais. A tecnologia  OnStar, que oferece serviços de assistência, monitoramento e concierge, é gratuito apenas pelos seis primeiros meses –  depois, esse sistema tem custo mensal de R$ 80.

Prós e contras
Prós: Desempenho. Motor 2.0 turbo de 262 CV entrega respostas imediatas em diversas situações, agradando em cheio a quem curte uma tocada mais esportiva.


Contras: Acabamento. Embora não deponha contra o modelo, está aquém de rivais na mesma faixa de preço. Faixas de couro cinza disfarçam amplas áreas de plástico rígido nas portas e painel.

Ficha técnica

Motor: 2.0, 4 cil., 16V, turbo, gasolina
Potência: 262 cv a 5.500 rpm
Torque: 37 mkgf a 4.500 rpm
Câmbio: Automático, 9 marchas
Comprimento4,65 metros
Entre-eixos: 2,72 metros
Porta-malas: 468 litros
Peso: 1.693 kg


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.