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Tracker enfim ganha ESP em nova versão Premier
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Tracker enfim ganha ESP em nova versão Premier

Utilitário tem nova versão Premier de topo, que parte de R$ 96.790 e adiciona itens de segurança

Redação

31 de out, 2017 · 3 minutos de leitura.

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versão premier
Novo Tracker Premier
Crédito:Foto: Chevrolet
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A Chevrolet revelou detalhes da nova versão Premier do Tracker. A novidade, que assume o topo da gama do utilitário, parte de R$ 96.790 e tem como principal novidade a adoção de itens de segurança. De série, traz ESP e controle de tração.

A versão também tem monitor de ponto cego e câmera de ré com alerta de movimentação na traseira. Diferentemente do sensor de obstáculos, o sistema detecta se um pedestre ou carro passará na perpendicular ao Tracker em marcha a ré.

Como opcional, o Tracker Premier tem um pacote que adiciona air bags laterais e de cortina, e alertas de colisão frontal iminente e de saída de faixa. Com esses itens, o modelo vai a R$ 99.990.

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O modelo também tem itens como partida por botão com chave presencial, teto solar e rodas de 18″ de série. A central multimídia também é igual a das demais versões. A tela sensível ao toque tem 7″ e conectividade via Android Auto e CarPlay. O sistema OnStar de monitoramento e assistência em emergências é de série.

Por fora, a versão é identificada pelo acabamento cromado na base das janelas laterais e por um pequeno emblema na tampa traseira.

Sob o capô, o mesmo motor das outras versões. O valente 1.4 turbo de 153 cv é acoplado ao câmbio automático de seis marchas e tem sistema stop-start para economizar combustível. Segundo a Chevrolet, o jipinho vai de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos e chega aos 200 km/h.


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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.