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Novo Tesla Roadster surpreende e atinge 100 km/h em 1,9 segundos
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Novo Tesla Roadster surpreende e atinge 100 km/h em 1,9 segundos

Com autonomia de até mil quilômetros, Tesla Roadster todo equipado deverá custar a partir de R$ 817,5 mil

Redação

17 de nov, 2017 · 3 minutos de leitura.

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Tesla
Roadster está em sua segunda geração; a primeira foi lançada junto com a Tesla, em 2008
Crédito:Tesla/Divulgação

A Tesla surpreendeu mais uma vez, agora ao revelar a segunda geração do Roadster. Prometido por Elon Musk há alguns anos, o modelo mais esportivo já produzido pela fabricante atinge 100 km/h em apenas 1,9 segundos, segundo a marca.

Em 4,2 segundos, o veículo já alcança 160 km/h. O carro tem duas portas, assim como o anterior, mas possui um design bem mais ousado. De acordo com a Tesla, o modelo pode ultrapassar os 400 km/h e percorrer 400 metros em somente 8,9 segundos, graças a uma bateria de 200-kWh.

O novo Roadster deverá ser vendido a partir de U$ 200 mil (aproximadamente R$ 653,8). Para adquirir o pacote completo, porém, os clientes provavelmente terão que desembolsar, no mínimo, U$ 250 mil (cerca de R$ 817,5 mil).

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Segundo Musk, o modelo tem autonomia de até mil quilômetros. Apesar de não aparentar, ele tem quatro assentos, mas com bancos traseiros excepcionalmente pequenos.

Do ponto de vista do design, o novo Roadster é mais elegante que os modelos anteriores da Tesla. A frente é caracterizada por um par de faróis LED finos e painéis curvos, típicos da marca.

A traseira, por sua vez, aparenta ser de um carro-conceito radical. Entre os elementos de design mais intrigantes estão as luzes traseiras finas e um difusor agressivo.


Na apresentação do carro, Musk disse esperar que este lançamento “sirva como o último prego no caixão dos veículos com motor a combustão, devido ao alto desempenho do novo modelo”.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.