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Honda Small RS Concept é o mini Type-R dos sonhos
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Honda Small RS Concept é o mini Type-R dos sonhos

Conceito Small RS antecipa nova geração do Honda Brio no Salão do Automóvel da Indonésia

Redação

20 de abr, 2018 · 2 minutos de leitura.

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honda
HONDA SMALL RS CONCEPT
Crédito:

A Honda mostrou durante o Salão do Automóvel da Indonésia o conceito Small RS. O modelo antecipa a nova geração do compacto Brio, mas também mostra como seria uma versão esportiva do pequeno hatch, ou um “mini Type-R”, no qual se inspira.

Na dianteira, o conceito apela para grade com acabamento em preto brilhante, faróis com LEDs diurnos e até uma pequena entrada de ar no capô. Como era de se esperar, há saias laterais e para-choque com entradas de ar maiores.

O grande excesso do modelo, mas ainda assim divertido para um conceito, é o enorme aerofólio na traseira, exatamente ao estilo do Type-R. Claro, diferentemente do irmão maior, a do conceito Small RS é apenas um aplique visual. Outro item que chama atenção é o difusor no para-choque traseiro com as saídas de escape integradas.

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Versões RS

Se no Brasil a Honda não apela para versões esportivas, na Indonésia a marca tem boa presença nessa categoria. O Fit, o Brio e o Mobilio – uma minivan derivada do Brio – tem variantes RS. Como no conceito, todo o apelo está no visual, sem alterações mecânicas aos modelos. Aqui, o único carro da companhia com “esportividade decorativa” é a versão Sport do Civic. Ela também é a única com câmbio manual em toda a linha do sedã médio.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.