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Porsche Cayenne tem nova versão híbrida
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Porsche Cayenne tem nova versão híbrida

Porsche Cayenne E-Hybrid tem motor V6 e elétrico que geram 455 cv de potência combinada

Redação

02 de mai, 2018 · 3 minutos de leitura.

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porsche cayenne
Porsche Cayenne E-Hybrid
Crédito:

A nova geração do Porsche Cayenne ganhou agora a versão híbrida, batizada de E-Hybrid. A nova opção chega à linha como modelo 2019 e se une às versões de entrada, chamada apenas de Cayenne, e a S.

A versão híbrida é do tipo plug-in, que pode ser recarregada pela tomada. tem como base mecânica o motor V6 3.0 turbo, que rende 335 cv. associado a um elétrico de 134 cv. A potência combinada é de 455 cv.

O pacote de baterias de íons de lítio tem o mesmo tamanho do anterior. Porém, a capacidade é mais alta (14,1 kWh). Com isso, o Cayenne E-Hybrid, no modo elétrico, pode por até 44 km e atingir a velocidade de 133 km/h.

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Quando a bateria está “vazia”, ela pode ser recarregada em até 7,8 horas. Isso usando o carregador que vem junto com o carro. Se for com o carregador rápido, o tempo cai para 2,3 horas.

De acordo com a Porsche, o novo Cayenne E-Hybrid acelera de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos. Ele é 0,7 segundo mais rápido que o anterior. A velocidade máxima, agora de 252 km/h, ficou 9 km/h mais alta, também conforme a fabricante.

Diferenças

Como no antigo Cayenne híbrido, o novo tem como detalhes na cor verde limão para se diferenciar dos demais modelos da linha. Outras exclusividades são as pinças de freio e os emblemas da versão – além da entrada para o cabo de recarga.


Por dentro, o verde limão também estão no painel de instrumentos e em detalhes exibidos na central multimídia, como a capacidade da bateria e a autonomia. De série, o carro traz o pacote Sport Chrono (seletor de modos de condução que pode mudar as respostas do carro) e a suspensão semiativa.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.