A Hanteng, uma das inúmeras marcas que existem pela China, ainda apela para uma antiga tática das montadora do gigante asiático: a cópia de modelos ocidentais.
A vítima da vez foi o SUV Jaguar F-Pace. A cópia da marca chinesa apareceu em imagens de patentes. A “inspiração” está na grade enorme com cantos arredondados, mas proporção hexagonal, e no símbolo redondo localizado na parte superior.
Além disso, o modelo faz uma breve homenagem às linhas do F-Pace também na lateral. A maior diferença está na imagem traseira, em que as lanternas são curtas e estão posicionadas na parte de cima.
Outras cópias
As cópias podem estar se tornando raras entre as marcas chinesas, porém continuam a existir. Uma das mais conhecidas é o Land Wind X7, cópia do Land Rover Evoque. Ela gerou um grande embate entre a Jaguar Land Rover e a Land Wind, inclusive no Brasil – para evitar a venda do modelo chinês por aqui.
A Zotye, que vem prometendo estrear no Brasil há cerca de dois anos, também está nessa linha. Ela tem SUVs que são cópias dos Porsche Macan e Cayenne. A JAC Motors fez uma picape que era uma representação da Ford F-150. A Baic tem cópias do Jeep Wrangler, do Mercedes-Benz Classe G e do G63 6×6.