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Jogador de basquete vai participar das 500 milhas de Indianápolis
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Jogador de basquete vai participar das 500 milhas de Indianápolis

Victor Oladipo, armador do Indiana Pacers, vai dirigir o carro-madrinha da 102ª edição da tradicional corrida

Redação

18 de mai, 2018 · 2 minutos de leitura.

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Corvette ZR1/ Crédito: Chevrolet
Crédito:

O armador do Indiana Pacers, Victor Oladipo, assumirá o volante do pace car da 102ª edição das 500 milhas de Indianápolis. A corrida de carros mais tradicional dos Estados Unidos vai ocorrer no dia 27 de maio.

O jogador de basquete de 26 anos foi escolhido para pilotar o Corvette ZR1 em uma ação de marketing do clube e da montadora. Isso porque o nome do time, Indiana Pacers, remete tanto ao nome da pista quanto ao do carro a ser pilotado por Oladipo.

“É uma grande honra para mim. Agradeço ao (Indiana) Pacers e a Chevrolet por me proporcionarem a oportunidade de participar da maior corrida do mundo”, disse o jogador.

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O Corvette ZR1 utilizado como carro madrinha nas 500 milhas de Indianápolis é o modelo mais potente da marca e foi anunciado há um mês. O carro possui motor V8 de 755 cv e pode alcançar 340 km/h, de acordo com informações da montadora.

O carro vai de 0 a 100 km/h em 2.8 segundos, o que o torna o Corvette mais rápido da história.

 


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.