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Honda e GM fecham parceria para baterias de elétricos
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Honda e GM fecham parceria para baterias de elétricos

A Honda comprará módulos das baterias produzidas pela GM, que poderão ser usadas nos veículos de ambas as empresas nos próximos anos

Redação

08 de jun, 2018 · 4 minutos de leitura.

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Chevrolet Bolt é elétrico produzido pela GM nos Estados Unidos
Crédito:Foto: Rebecca Cook/Reuters
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A Honda e a General Motors anunciaram uma parceria para a produção conjunta de baterias. O intuito é acelerar a produção de veículos elétricos em ambas as empresas. A Honda vai adquirir módulos das novas baterias produzidas pela GM, e ambas poderão usar a tecnologia nos seus próprios carros. O plano é que a nova geração tenha uma densidade de energia maior em uma bateria menor. O carregamento também deve ficar mais rápido. O acordo deve valer para o mercado norte-americano.

“Esse novo acordo com a Honda demonstra ainda mais a capacidade da General Motors de inovar em direção a um portfólio elétrico lucrativo”, disse Mark Reuss, vice-presidente executivo de desenvolvimento global da GM. O chefe de operações automobilísticas da Honda, Takashi Sekiguchi, destacou o aspecto da sustentabilidade. “Além do nosso desenvolvimento e produção conjunta de células combustíveis, a colaboração nos componentes de bateria nos permitirá dar um novo passo em direção à realização de uma sociedade sustentável”, disse ele.

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Modelos com baterias

Hoje, os veículos totalmente elétricos da Honda são o Fit EV e o Clarity Electric. Já a GM tem o Chevrolet Bold EV, e planos de lançar mais veículos do tipo nos próximos anos. Ambas oferecem carros híbridos e híbridos plug-in.

Velhas parceiras

As duas empresas já haviam juntado forças na produção de células combustíveis. Ambas trabalham para torna-las mais baratas. A expectativa é que os veículos desenvolvidos em parceria entre as duas cheguem ao mercado em 2020.

A GM também é parceira da americana Sakti3, que também desenvolve baterias – a empresa fez um investimento de US$ 4,2 mi em 2010. No ano seguinte ao aporte, a Sakti3 foi comprada por US$ 90 mi pela britânica Dyson, que também apostava no desenvolvimento de veículos elétricos. A Honda, por sua vez, faz parte de um consórcio – junto com Toyota e Nissan – que avalia o uso de baterias de estado sólido. Esse tipo pode ter menos necessidades de carregamento.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.