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Mulher bate Ferrari 458 Italia alugada na China
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Mulher bate Ferrari 458 Italia alugada na China

Era a primeira vez que a mulher guiava uma Ferrari, acidente foi na China

Redação

24 de jun, 2018 · 3 minutos de leitura.

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ferrari 458 italia
Acidente aconteceu na China
Crédito:

Bater um carro é uma experiência ruim, se ele for alugado e uma Ferrari 458 Italia, fica pior ainda. Foi isso que aconteceu na cidade de Wenling, na China, com uma mulher.

O acidente foi flagrado por câmeras de tráfego. É possível ver que o carro perde a tração e a traseira em uma rua no meio da cidade. Ao perder a direção, acerta uma cerca que divide o fluxo e ainda causou danos a outros dois veículos, um BMW X3 e um Nissan.

A suspeita é que ela tenha desligado o controle de tração. Em uma situação normal isso já não seria adequado para alguém sem experiência, mas como as imagens mostram ainda contava com um dia chuvoso que piora a capacidade de aderência.

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Segundo, a publicação Sohu News, o caso fica ainda mais difícil para a motorista. Momentos antes de colidir a Ferrar 458 Italia, ela estava se gravando enquanto dirigia. No vídeo ela dizia: “primeira vez dirigindo uma Ferrari. É verdadeiramente o sentimento mais incrível”.

Pelas imagens é possível ver que o carro ficou seriamente danificado. Os maiores estragos estão na dianteira do veículo. Para-choque, capô e o lado esquerdo da Ferrari 458 foram mais atingidos. Não há informações se o carro tinha uma apólice de seguros.

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Ferrari 458 Italia

Lançada em 2009, a Ferrari 458 Italia era o principal modelo da marca até 2015. Ela conta com um motor V8 4.5 aspirado que rende 570 cv de potência. A transmissão é automatizada de dupla embreagem.

No meio de 2015 foi substituída pela 488 GTB. Nela, o V8 tem 4 litros e dois turbos para entregar 670 cv. A substituta acelera de 0 a 100 km/h em 3 segundos. O câmbio também é automatizado com duas embreagens e sete marchas.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.