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Todos BMW M serão híbridos ou elétricos até 2030
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Todos BMW M serão híbridos ou elétricos até 2030

Chefe da divisão M afirma que tecnologia elétrica está na lista de prioridades

Redação

21 de jul, 2018 · 2 minutos de leitura.

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BMW
Logotipo da divisão M
Crédito:

O CEO da divisão M da BMW, Frank Van Meel, deixou claro que a tecnologia elétrica estará nos produtos M. A BMW quer que 40% de sua gama seja de híbridos ou elétricos até 2025. Para isso, os modelos M vão entrar nesse processo também.

Em entrevista ao site CarAdvice, Van Meel, disse que até o final da próxima década todos os carros BMW M terão tecnologia elétrica inserida. Inicialmente, os modelos serão híbridos, melhorando o consumo dos carros, sem abrir mão da performance.

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BMW M desenvolvido do ‘zero’

De todo modo, ele não quer que os futuros M elétricos sejam mal feitos. A proposta é que eles sejam desenvolvidos como produtos M desde o conceito. O que a divisão M deseja garantir é que os próximos carros não sejam pesados ou não atendam os níveis de desempenho M.

“Veja os atuais componentes de eletrificação. Eles são muito pesados. Para nós, como uma companhia voltada para os esportes a motor, a relação peso/potência e o peso total dos veículos é a chave”, afirmou.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.