A Land Rover registrou o nome Road Rover e poderá usar a marca numa futura linha de carros. Até então apenas rumores sustentavam a possibilidade da Road Rover chegar às ruas. A Land Rover chegou a dizer que o nome era apenas um código interno.
Inicialmente, o esperado era que a marca fizesse sedãs de luxo, em paralelo à produção de utilitários da Land Rover. No entanto, o primeiro Road Rover deverá ser uma perua com ares de crossover. O modelo será feito nos moldes das Audi Allroad e Volvo V90 CrossCountry. O modelo usará uma nova plataforma desenvolvida pela Jaguar Land Rover capaz de usar motores elétricos ou à combustão interna.
A Jaguar Land Rover quer chegar a vender 1 milhão de carros por ano em 2025, mas mesmo com os futuros Jaguar C-Pace e J-Type, as cifras podem não aumentar tanto quanto seria necessário para a fabricante. Daí, a decisão de criar uma nova linha de carros. Além disso, a marca precisa ter mais um carro elétrico, vendido junto com o Jaguar I-Pace, para atender à legislação da Califórnia.
Segundo a revista inglesa Autocar, a Land Rover estaria preocupada em usar a marca Range Rover em modelos com menos apelo fora de estrada do que os atuais utilitários. Além disso, a linguagem visual atual dos Land Rover teria dificuldade de se adaptar a um carro totalmente elétrico.
Primeiro Road Rover
O nome Road Rover, como o Velar, foi usado apenas uma vez na história da marca. Alguns protótipos com esse nome foram mostrados nos anos 50 para serem posicionados entre os jipes da Land Rover e os automóveis da antiga Rover. Esses protótipos evoluíram para o primeiro Range Rover. Um primeiro conceito do Road Rover poderá ser mostrado ainda esse ano.