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HB20 e Creta ganham edição especial 1 Million
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HB20 e Creta ganham edição especial 1 Million

Hatch, sedã e SUV compacto da Hyundai custam R$ 63.390, R$ 67.390 e R$ 93.990, respectivamente

Redação

07 de ago, 2018 · 3 minutos de leitura.

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Crédito: Hyundai
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A Hyundai adora criar séries especiais para a família HB20. Quando a fábrica de Piracicaba (SP) atingiu a marca de 1 milhão de unidades produzidas, no dia 2 deste mês, a marca não resistiu à tentação de comemorar. Nasceu assim mais uma edição especial. E desta vez, o SUV Creta também entrou na dança.

A edição comemorativa 1 Million chega na segunda metade de agosto. Do Creta, serão 2 mil unidades, a R$ 93.990. Do HB20 hatch, 1.200 carros, a R$ 63.390. E 1.300 exemplares do HB20 sedã, a R$ 67.390. Todos são equipados com motor 1.6 e câmbio automático de seis marchas. As configurações de base são a Pulse Plus para o SUV e a Comfort Plus para o hatch e o sedã.

Nos três modelos, os bancos são revestidos de couro bege. O tom que também aparece em detalhes no console e nas saídas de ar. As soleiras das portas dianteiras são personalizadas. A pintura pode ser nas cores Branco Polar (sólida) ou Prata Sand (metálica). A última custa R$ 650 adicionais na linha HB20 e R$ 1.100 extras no Creta.

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Itens de conforto das séries especiais 1 Million

O destaque do Creta 1 Million é a chave presencial em forma de pulseira, sem botões e conectada a smartphones por meio de um aplicativo. Ela pode funcionar como relógio, contador de passos e calorias e medidor de distância percorrida, além de exibir notificações do celular em seu visor.

Outros equipamentos do SUV são partida do motor por botão, luzes diurnas de LED, rodas de liga leve diamantadas de 17” e maçanetas externas cromadas.

Já o HB20 e o HB20S ganharam rodas de liga leve diamantadas de 15”, maçanetas externas cromadas, vidros elétricos nas quatro portas com subida e descida por um toque e recurso antiesmagamento, abertura e fechamento dos vidros pela chave canivete, acendimento automático dos faróis e o volante com regulagem de altura e profundidade.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.