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Chevrolet mostra Onix Joy 2019
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Chevrolet mostra Onix Joy 2019

Versão de entrada ganha pequenas mudanças para linha 2019; Onix Joy parte de R$ 44.590

Redação

29 de ago, 2018 · 2 minutos de leitura.

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onix joy usados
Onix está na lista dos carros usados mais vendidos
Crédito:Foto: Chevrolet/Divulgação
onix joy

Depois de mostrar a linha 2019 das versões reestilizadas do Onix, a Chevrolet revelou o Onix Joy renovado. A versão de entrada do hatch mantém o visual pré-reestilização, mas ganhou novas calotas e pneus, iguais às do Onix LT, e novos itens de segurança. O Onix Joy custa R$ 44.590.

Por fora, além das novas calotas, a versão passa a ter as colunas centrais adesivadas de preto, como nos Onix mais caros. Há também faróis com máscara negra e lanternas traseiras escurecidas. Por dentro, as novidades são o cinto de segurança e encosto de cabeça para o passageiro central traseiro e um novo revestimento de tecido nos bancos. A chave canivete com comandos de travas e porta-malas também passa a ser igual à das demais versões.

Onix Joy completo

Sem opcionais, o Onix Joy vem com ar-condicionado, direção assistida, vidros dianteiros e travas elétricas. O pacote inclui preparação para som, com alto falantes, fiação e antena no teto. A Chevrolet oferece como acessório uma central multimídia com tela sensível ao toque e TV digital por R$ 1.800 extras. O Onix Joy não oferece o sistema MyLink das demais versões.

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O motor do Joy é o conhecido 1.0 de quatro cilindros flexível de 80 cv acoplado ao câmbio manual de seis marchas.

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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.