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Fiat mostra Cronos 1.8 automático de entrada
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Fiat mostra Cronos 1.8 automático de entrada

Nova versão Drive 1.8 tem motor de 139 cv e câmbio automático convencional de seis marchas por R$ 68.790. Foco de novo Cronos é em público PCD e frotistas

Redação

12 de nov, 2018 · 2 minutos de leitura.

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cronos
Versão tem acabamento mais simples e rodas de 15 polegadas com calotas de série
Crédito:Foto: Fiat/Divulgação

A Fiat lançou uma nova versão para o Cronos. A Drive 1.8 é a nova variante mais barata do sedã com câmbio automático. Com tabela inicial de R$ 68.790, ela traz o motor 1.8 flexível associado ao câmbio automático de seis marchas.

A opção ainda fica dentro da faixa de desconto total para PCD e tem motor mais forte que a Drive 1.3 com câmbio automatizado Dualogic, que custa R$ 65.190. A novidade também é mais barata que a Precision 1.8 automática, a versão de topo do Cronos, vendida por R$ 71.990.

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O Cronos Drive 1.8 até é bem equipado de série. Há ar-condicionado, vidros elétricos nas portas dianteiras e central multimídia com tela de sete polegadas. O modelo tem ainda controles de estabilidade e tração de série, retrovisores elétricos e câmera de ré.

Cronos pode ser mais equipado

Como opcional, o sedã pode receber itens como faróis de neblina, rodas de 16 ou 17 polegadas, LEDs nos faróis e bancos de couro. Um outro pacote pode adicionar controle de cruzeiro, volante revestido de couro e aletas para trocas de marcha no volante.


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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.