Você está lendo...
Férias de carro: alimentação, água e pausas regulares evitam riscos
Notícias

Férias de carro: alimentação, água e pausas regulares evitam riscos

Evitar comidas pesadas e dormir bem antes de pegar a estrada deixam viagem mais tranquila e segura. Veja como se sair bem nas viagens de férias

Redação

15 de dez, 2019 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Detran-SP multas
O CTB estipula regras dos calçados permitidos na hora da direção
Crédito:Epitácio Pessoa/Estadão

Viajar de carro com a família nas férias requer planejamento. O motorista precisa se certificar não apenas de que o carro está em ordem, mas de que todos conseguirão pegar a estrada com tranquilidade e segurança. Isso começa no dia anterior, quando o motorista deve ter uma boa noite de sono antes de pegar a estrada. As horas de sono vão garantir que o condutor esteja com os reflexos em ordem para reagir prontamente a qualquer situação que possa surgir.

INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE

O sono também pode interferir no humor de quem vai ao volante. Um motorista mau humorado, ou impaciente, está mais propenso a tomar decisões intempestivas e que podem colocar todos os ocupantes em risco.

Publicidade


O humor também pode estar relacionado à alimentação (ou à falta dela). Procure se alimentar antes de cair na estrada, mas é bom evitar comidas pesadas. Vale apostar em saladas, aves e grãos nas refeições, principalmente nas feitas durante o trajeto. Certamente, uma feijoada na hora do almoço não vai cair bem e pode ter resultados catastróficos nas horas seguintes dentro do carro. Por outro lado, é bom também evitar viajar com fome, já que ela pode se transformar em pressa e em riscos na estrada.

Se for viajar principalmente com crianças, convém levar alguma opção de lanche a bordo. Frutas, sucos e muita água são boas pedidas. Hidratar-se também é importante, ainda mais com a tendência de temperaturas mais elevadas no período de fim de ano.

Fazer uma pausa a cada duas horas de viagem também é importante. Descer do carro e fazer um breve alongamento, esticar as pernas e caminhar um pouco trará benefícios para a circulação e para a saúde de todos os ocupantes. Se a rota for convidativa, parar para apreciar um mirante, ou uma cafeteria especial têm o mesmo efeito relaxante.


Viajar após o trabalho

Embora seja um método muito usado em grandes cidades, pegar a estrada à noite, depois de um dia de trabalho pode não ser uma boa ideia. Encarar horas de estrada, muitas vezes com trânsito intenso na saída da cidade, depois de um expediente cansativo só piora a situação. Vale a pena descansar e viajar no dia seguinte cedo, sem correria.

Estrada nova

Se o caminho das férias for desconhecido, percorrê-lo à noite também é dar chance a riscos desnecessários. Mesmo com GPS, encontrar endereços, saídas de rodovias ou mesmo uma parada segura para um café é tarefa mais difícil. Ainda há o risco de algum problema mecânico com o carro. A situação fica ainda pior numa estrada deserta e à noite.

Deixe sua opinião