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100 milhões de VW podem ser hackeados
Tecnologia

100 milhões de VW podem ser hackeados

Estudo da Universidade de Birmingham encontrou falha em sistema Keyless de carros produzidos desde 1995

12 de ago, 2016 · 4 minutos de leitura.

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 100 milhões de VW podem ser hackeados
Sistema que permite abertura e partida sem chave pode ser facilmente hackeado

A Volkswagen sempre encontra mais alguma coisa para se preocupar. A marca ainda não se resolveu por completo com o problema do dieselgate, que foi uma fraude em motores diesel que afetou mais de 10 milhões de veículos, agora a empresa pode enfrentar outro problema de carros que podem ser hackeados em um número muito maior

Um especialista em segurança da computação da Univerdade de Birmingham, na Inglaterra, publicou um estudo que mostra que cerca de 100 milhões de carros vendidos pelo grupo Volkswagen podem estar vulneráveis a hackers por causa de uma falha no sistema Keyless, que permite a abertura do veículo e a partida do motor apenas por proximidade da chave.

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No estudo eles mostram como conseguiram clonar por proximidade e com equipamentos baratos o código de chaves Keyless quando elas eram acionadas pelos donos para abrir ou trancar seus carros de marcas como Audi, Seat, Skoda e VW produzidos desde 1995. A falha foi provada em um Audi Q3 2016.

A única exceção que eles encontraram em toda o grupo Volkswagen são os carros produzidos sobre a plataforma MQB, ou seja, os novos Audi A3, TT e VW Golf e Tiguan. A Volkswagen divulgou uma nota dizendo que os atuais Golf, Tiguan, Touran e Passat não estão vulneráveis a brecha, mas não se manifestou sobre o risco para os veículos mais antigos.

Para estar a par do caso, a Volkswagen recebeu um rascunho do projeto e também uma versão final em um encontro entre a universidade e a companhia em novembro, além da presença do fornecedor do equipamento para a montadora, antes que ele fosse publicado para ter ciência das vulnerabilidades presentes.


Os pesquisadores e a Volkswagen entraram em um acordo de não divulgar todos os detalhes do processo para clonagem das chaves. Em 2013, o mesmo grupo de pesquisadores foi alvo de uma ordem de restrição da montadora alemã para que não divulgassem um outro estudo no qual mostravam como os imobilizadores dos carros (dispositivo que evita a partida com outra chave que não a original) de várias marcas eram vulneráveis a hackers.

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