Adrielle Farias, especial para o Jornal do Carro

02/03/2024 - 4 minutos de leitura. Atualizado: 24/04/2024 | 12:05

Acabou o amor? Chineses trocam marcas tradicionais por locais

Volkswagen perde preferência dos consumidores chineses e BYD ganha popularidade com veículos elétricos e híbridos plug-in; veja o ranking

Um dos carros elétricos mais vendidos da China, BYD Dolphin acaba de ganhar novas opções de bateria com preços menores Crédito: Divulgação/BYD

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

O mercado chinês é disparado o maior e o mais disputado do mundo atualmente. Com a maturidade na montagem de carros e o domínio sobre a produção e tecnologia de baterias para veículos elétricos, as fabricantes locais – sobretudo a BYD – já vendem mais que outras marcas tradicionais. Algumas delas, aliás, “amadas” pelos consumidores chineses.

Após décadas, a Volkswagen não é mais a líder de mercado. O posto agora é da BYD, maior concorrente global da Tesla, embora a chinesa ainda não esteja presente nos Estados Unidos, o segundo maior mercado de carros do planeta.

BYD Dolphin Mini elétrico tem preço de HB20, Onix e Polo turbo
Continua depois do anúncio

Somente no ano de 2023, a BYD vendeu quase 2,6 milhões de veículos elétricos e híbridos plug-in na China. No mesmo período, a Volkswagen desceu para a 2ª posição com 2,2 milhões de carros. Além da competição acirrada entre as duas gigantes, Toyota e Honda venderam 1,7 milhão e 1,2 milhão de veículos, respectivamente. O 5º lugar do ranking ficou com a Geely, atual dona da Volvo Cars, que somou 1 milhão de emplacamentos no país.

BYD Seal é um dos carros elétricos mais vendidos de 2024 no Brasil (Vagner Aquino/Jornal do Carro)

Elétricos e híbridos conquistaram chineses

O resultado positivo da BYD no mercado chinês representa 11% do total de carros novos no país. Em 2022, por exemplo, a montadora disputava o 2º lugar com a Toyota. Além disso, os veículos elétricos e híbridos do tipo plug-in foram decisivos.


De acordo com o Car Industry Analysis, os consumidores acreditam que “as marcas chinesas são mais capazes” e que “entendem melhor as suas necessidades”. Vale destacar que a Tesla continuou a subir no ranking chinês e ocupa o 12º lugar com 610 mil carros emplacados em 2023 – com destaque para o crossover Model Y.

Top 10: marcas que mais venderam na China em 2023

  • BYD – 2.570.929
  • Volkswagen – 2.239.734
  • Toyota – 1.734.528
  • Honda – 1.203.058
  • Geely – 1.008.741
  • Changan – 992.125
  • BMW – 796.782
  • Mercedes-Benz – 763.602
  • Audi – 726.351
  • Wuling – 688.089

Leia Mais


Siga o Jornal do Carro no Instagram!

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Notícias relacionadas

Notícias

Nissan March voltará elétrico sobre a base do Renault 5

Notícias

Ricaços não querem supercarros elétricos, e sim ‘experiência analógica’

Notícias

Ford Ecosport voltará em 2025 para disputar com Renault Duster

Notícias

Porsche desenvolve primeiro 911 híbrido da história

OFERTAS 0KM
R$ 169.990,00 Taxa 0,98 com 60% de entrada em 24x

Caoa Chery Tiggo 7 Pro Hybrid Max Drive

De R$ 109.490,00 por R$ 99.990,00 OU Taxa 0,99%, com 50% de entrada e saldo em 36 parcelas

Hyundai HB20 Comfort Plus 1.0 TGDI

De R$ 140.090,00 por R$ 124.990,00 (COM USADO NA TROCA)

Hyundai Creta Comfort Plus

De R$ 140.090 Por R$ 125.990 na troca do seu usado

Hyundai Creta New Generation Comfort Plus

Comfort Plus MT 24/25 De R$ 95.590 por R$ 91.590

Hyundai New HB20S Comfort Plus

R$ 239.990,00

Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid

VER TODAS AS OFERTAS