Você está lendo...
Aceleramos: BMW X7 surpreende com motor V8 e bom desempenho
Avaliação

Aceleramos: BMW X7 surpreende com motor V8 e bom desempenho

Novo BMW X7 estreou no Brasil com design renovado e motor V8 de 530 cv de potência; SUV de 7 lugares é confortável e ganha em tecnologia

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

30 de nov, 2023 · 11 minutos de leitura.

Publicidade

BMW X7
BMW X7 é híbrido leve e conta com uma bateria de 48 volts
Crédito:Jady Peroni/Jornal do Carro

SUV de 7 lugares e motor V8. São características que despertam curiosidades e ambas estão presentes no novo BMW X7, que acaba de ser lançado oficialmente no Brasil. O modelo desembarca no país com visual redesenhado, acompanhando a nova linguagem de design da montadora, e mais tecnologia. Além disso, está disponível em versão única, a topo de linha M60i. O preço? Nada menos que R$ 1.154.950.

De cara nova, o X7 ganhou alguns retoques interessantes na carroceria. A dianteira, por exemplo, comporta faróis divididos em dois níveis. Assim, os de baixo atuam como faróis propriamente ditos, enquanto acima estão as luzes diurnas em LEDs. O para-choques conta com vincos mais recortados, o que oferta um porte robusto ao SUV. Seja como for, um dos grandes destaques é a enorme grade frontal com moldura fosca e acabamento em black piano no centro.



BMW X7
Jady Peroni/Jornal do Carro

Publicidade


Nas laterais, destaque para as rodas de 22″ de liga leve com desenho exclusivo. E um foco de atenção são os retrovisores, que trazem um recorte em ‘C’ na parte interna. A traseira, por sua vez, sofreu poucas mudanças. O modelo ainda preserva as lanternas horizontais que invadem a tampa do porta-malas. Além disso, a principal característica é o design é mais quadrado.

BMW X7 é grande

O BMW X7 é generoso nas medidas. São 5.16 metros de comprimento, 2.0 m de largura, 1.79 m de altura e 3.10 m de entre-eixos. Com isso, é um carro extremamente confortável no interior. Ainda em tamanho, destaque para o porta-malas que tem 300 litros de capacidade. No entanto, com os bancos rebatidos (segunda e terceira fileira), pode chegar a 2.120 litros. Por fim, a abertura e o fechamento são feitos de forma eletrônica.

Jady Peroni/Jornal do Carro

Um detalhe de destaque é como funciona o rebatimento dos bancos. Na parte lateral do porta-malas, há uma tabela com diversos comandos. Assim, você pode escolher baixar apenas uma das fileiras ou um dos assentos apenas com o toque de um botão. No entanto, é possível rebater as duas fileiras traseiras de uma só vez. Tudo, aliás, ocorre em poucos segundos e facilita o processo diário.

Cabine luxuosa

Por dentro, o novo X7 ganhou em tecnologia. Acompanhando a tendência implantada pelo elétrico iX, o painel foi inteiramente redesenhado. Uma das novidades são as telas abrigadas em um conjunto único horizontal e levemente inclinado para o motorista. O painel de instrumentos conta com 12,3″, enquanto a central multimídia tem 14,9″ e conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay. Além disso, agora a alavanca de câmbio terminou substituída por um novo comando, sem manopla.

Em termos de acabamento, o SUV justifica estar na categoria premium. A cabine, no geral, é muito bem acabada e conta com diversos materiais soft-touch. Os bancos, por exemplo, são revestidos com couro Merino. Mesmo material presente no elétrico i7, sedã de luxo da marca. Além disso, há também um acabamento em camurça no teto do SUV da BMW.


BMW X7
Jady Peroni/Jornal do Carro

No Brasil, o BMW X7 chega com 8 cores de carroceria. São elas: Branco Mineral, Azul Marina Bay, Cinza Manhattan, Branco Alpino, Preto Carbono, Preto Safira, Cinza Brooklyn e Cinza Skyscrapper. O interior, por sua vez, está disponível nos rons Ivory White, Preto, Coffee ou Tarfuto.

Vida a bordo

O BMW X7 é confortável para todos os passageiros. Até mesmo para quem vai na terceira fileira do SUV. Claro que não é tão espaçoso e pessoas mais altas vão sofrer no percurso. No entanto, para trajetos mais curtos, o espaço é razoável para pernas e cabeça. Além disso, conta com porta-copos e até pontos USB-C para carregamento de celular. Aliás, para entrar na última fileira de bancos, basta clica em um botão que os assentos da frente se movem sozinhos.


Na segunda fileira, os passageiros têm um amplo espaço. Vale atenção para o ar-condicionado de cinco zonas. Ou seja, há saídas até na terceira fileira do SUV. Por isso, ninguém passa aperto em termos de temperatura.

Jady Peroni/Jornal do Carro

A lista de recursos do X7 também traz bancos com ventilação e aquecimento, porta-copos com refrigeração ou aquecimento, carregador de celular por indução, teto solar e sistema de som Bowers & Wilkins Diamond com mais de 20 alto-falantes. Um dos destaques, aliás, é quantidade extrema de saídas USB-C. Por fim, o modelo também pode ser conectado ao My BMW, aplicativo da marca. Por meio dele, é possível ativar algumas funções remotas como trava e destrava das portas, bem como a localização do veículo.


Em termos de equipamentos, o modelo conta com diversos recursos de assistência ao motorista. Como, por exemplo, sistemas automatizados de direção, avisos de colisão frontal e saída de faixa, controle de cruzeiro com stop&go e parking assist. Por fim, há também sistema de chave virtual com modelos compatíveis de iPhone e smartphones Samsung Galaxy. Ou seja, dispensa chave física.

Jady Peroni/Jornal do Carro

SUV premium com motor V8

Sob o capô, o BMW X7 é equipado com o motor 4.4 V8 TwinPower de 530 cv de potência e 76,4 mkgf de torque. Importante mencionar que o modelo é um híbrido leve. Ou seja, conta com uma pequena bateria de 48 volts. Ou seja, auxilia em um menor consumo de combustível. De acordo com o Inmetro, as médias são de 15,8 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada.


Em conjunto, o X7 oferta uma transmissão automática de oito marchas, tração integral XDrive e suspensão pneumática automática. De acordo com a BMW, o X7 nessa configuração tem velocidade máxima de 250 km/h e faz de 0 a 100 em apenas 4,7 segundos.

Como anda o BMW X7?

O teste com o BMW X7 aconteceu no autódromo de Capuava e a performance do SUV foi surpreendente. Mesmo com um V8, as expectativas eram inferiores. Afinal, estamos falando de um carro grande em tamanho e que pesa mais de 2 toneladas. No entanto, o motor cai como uma luva no SUV premium e surpreende com respostas rápidas e um conforto notável na direção. A performance, aliás, fica ainda mais aguçada quando acionamos o modo Sport. Com ele, o modelo fica mais robusto e consegue fazer boas retomadas, com fôlego para acelerações.

bmw x7
Jady Peroni/Jornal do Carro

Por ser um SUV grande, é ideal para família. Mas o motorista não ficará decepcionado com o desempenho. Até porque, nesse primeiro contato, sentimos o carro na mão. Lembrando que estávamos em uma pista fechada. Muitos desses resultados também se dão por outros recursos com a direção ativa com esterçamento das rodas traseiras. Assim, evita possíveis saídas. Por fim, durante o percurso, foi possível notar o alto nível de acabamento acústico na cabine.

Jornal do Carro também está no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Ranger Raptor no Brasil! Veja como é a versão extrema da picape da Ford

Prós

  • Apesar do peso, SUV de 7 lugares surpreende no desempenho com motor V8, é confortável e oferta muita tecnologia embarcada.

Contras

  • Espaço da terceira fileira é muito pequeno, embora ofereça saídas de ar-condicionado e portas USB-C.

Ficha Técnica

BMW X7

Versão única

M60i (topo de linha)

Preço

R$ 1.154,950

Motor

4.4 V8 TwinPower (híbrido leve com bateria de 48 V)

Potência

530 cv

Torque

76,4 mkgf

Velocidade máxima

250 km/h

0 a 100 km/h

4,7 segundos

Comprimento

5,16 metros

Largura

2,0 metros

Altura

1,79 metro

Entre-eixos

3,10 metros

Porta-malas

300 litros / 2.120 litros

Tração

Integral XDrive

Pneus

aro 22

Deixe sua opinião