Você está lendo...
Maioria dos air bags Takata não foi reparada, diz senador
Notícias

Maioria dos air bags Takata não foi reparada, diz senador

Bill Nelson, da Flórida, pediu para que as montadoras acelerassem o processo de reparos

Redação

04 de jun, 2017 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

air bags takata
Crédito:Americanos não conseguem reparar seus air bags Takata após notificação de recall (Foto: Toru Hanai/Reuters)
air bags takata

O senador americano Bill Nelson, representante do Estado da Flórida, afirmou, que 65% dos 46 milhões de air bags da Takata que passaram por um recall ainda não foram consertados.

Citando dados da National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), órgão que promove a segurança do trânsito nos Estados Unidos, Nelson disse que 8 milhões de americanos receberam a notificação para trocar seus air bags. Porém, ao tentarem realizar a substituição, se depararam com falta de peças.

O congressista destacou que o presidente americano Donal Trump ainda não definiu quem irá encabeçar a NHTSA. “Nós precisamos de um líder que irá se comprometer essa bagunça da Takata.”

Publicidade


Entenda o problema. Os air bags afetados podem explodir com uma força além do recomendado. Com isso, podem disparar fragmentos de metal para dentro de carros e caminhões.

Estima-se que, desde 2008, quando as campanhas de recall começaram, o problema foi responsável por 16 mortes e mais de 180 pessoas feridas. O equipamento é usado em escala mundial e por montadoras como Honda, Ford, Volkswagen e Tesla.

O porta-voz da Takata, Jared Levy, afirmou que a empresa “aumentou dramaticamente a produção de kits substitutos”. Ele falou também que dois terços dos 26 milhões de kits que já foram distribuídos contam com peças produzidas por novos fornecedores.


No mês passado, Toyota, BMW, Mazda e Subaru concordaram em pagar US$553 milhões para os donos de 16 milhões de veículos com air bags da Takata. Além disso, aceitaram criar outras iniciativas para incentivar seus clientes a atenderem as convocações.

Deixe sua opinião