Emily Nery, para o Jornal do Carro

17/02/2021 - 6 minutos de leitura.

Alemanha libera circulação de carros autônomos

Alemanha pretende regularizar a operação de modelos autônomos até 2022. Assim, é o primeiro país da Europa a autorizar a circulação deste tipo de veículo

Marcas vão trabalhar em projetos de táxis autônomos e tecnologias conjuntas Crédito: Foto: Mercedes-Benz/Divulgação

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A Alemanha é o primeiro país da Europa a aprovar uma lei que libera a circulação de veículos autônomos. Em outras palavras, esse é o primeiro passo para viabilizar trânsito de carros sem motorista em ruas e estradas.

O país já tinha uma lei que permitia a circulação que veículos com nível 4 de condução autônoma. Mas desde que o uso fosse em espaços fechados.

Para isso, é preciso ter uma licença especial. Ou seja, o carro precisava ser liberado pelo departamento de trânsito.

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Alemanha rumo ao futuro

Contudo, a nova lei libera o proprietário a “conduzir” o carro em qualquer local do país. Para isso, os veículos devem ter uma série de tecnologias de segurança previstas em lei.

O governo pretende regularizar a operação desses modelos até 2022.

Segundo o Ministro Federal Andreas Scheuer, “a Alemanha será o primeiro país do mundo a trazer veículos autônomos de seus laboratórios de pesquisa para a estrada. Hoje demos um passo decisivo para chegar mais perto desse objetivo”. 


Sistema de nível 4

Vale reiterar que a regra é para carros autônomos de Nível 4. A tecnologia permite que o próprio sistema assuma todas as funções de direção, segundo informações da SAE (Society of Automotive Engineers).

No entanto, o software pode identificar situações com a qual não consegue lidar. Nesse caso, será necessária a intervenção do motorista.


Carro tem de ter ‘motorista’

Desta forma, é necessário haver uma pessoa habilitada a bordo. Ou seja, sentada no banco do condutor.

O próximo passo será a introdução de veículos com sistema de direção totalmente autônoma. O próximo passo será a introdução de veículos com sistema de direção totalmente autônoma.

Segundo a SAE, no Nível 5 não há motorista. Portanto, esse tipo de carro não terá sequer volante ou pedais.


De maneira idêntica à Alemanha, carros autônomos da Cruise ganharam licença para rodar do Departamento de Veículos da Califórnia Cruise/Divulgação

Vantagens para a Tesla e o Grupo VW

A liberação de carros autônomos é especialmente vantajosa para a Tesla, por exemplo. A empresa norte-americana está construindo uma fábrica nos arredores de Berlim.

O principal intuito é deixar o produto preço competitivo para encarar as consagradas alemãs. São elas: Audi, BMW, Mercedes-Benz, Porsche e Volkswagen.


Assim, a Tesla ganha mais um motivo para continuar investindo na Alemanha. Vale lembrar que a nova atualização do sistema de condução semiautônoma Autopilot da marca promete atingir o Nível 5 de autonomia.

Aposta da Tesla

Segundo Elon Musk, CEO da empresa, essa tecnologia estará disponível até o fim de 2021. E permitirá que o motorista seja dispensado.

A fim de possibilitar jogos de videogame, o novo Model S deverá contar com a nova atualização do Autopilot Reprodução/Twitter

Seja como for, no caso da Volkswagen os primeiro carros autônomos devem ser lançados entre 2025 e 2030. Para isso, o grupo investirá mais de R$ 440 bi em novas tecnologias.

OProjeto Ártemis, da Audi, encabeçará o protótipo autônomo. A marca faz parte do Grupo Volkswagen.

Maioria dos carros tem nível 2

Ainda assim, há poucos países que oferecem algum tipo de regulamentação para que carros circulem sem motorista. Portanto, a maioria tem Nível 2 de automação.


Ou seja, podem acelerar, frear e permanecer dentro das faixas de rolamento sozinhos, por exemplo.

Alemanha já libera o sistema de manutenção de faixa

Do mesmo modo, em algumas rodovias alemãs há o chamado ALKS. Ou seja, o sistema de manutenção de faixa automatizado.

Ele permite que, em locais de congestionamento, o veículo possa circular de forma autônoma na mesma faixa a até 60 km/h.



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