Nos últimos dias, o Jornal do Carro trouxe fotos da nova Renault Oroch no porto de Paranaguá, no Paraná. Os flagras mostram a picape pronta para embarcar em um navio cargueiro. As imagens revelam o visual do modelo, que será renovado em abril após 7 anos de mercado. Pois poucos dias após os flagras, a marca francesa divulga as primeiras fotos da Oroch 2023.
Além das imagens, a marca francesa confirma o lançamento da picape no dia 12 de abril. É quando teremos os dados técnicos e preços, bem como o início das vendas. Nas fotos, ainda não dá para ver todas as alterações no visual, mas é possível notar que a Renault Oroch vai manter o estilo. Ou seja, o visual terá leves atualizações, ao menos por fora.
O interior continua desconhecido, mas é certo que a marca promoverá mudanças que devem adicionar tecnologias e mais conectividade. Outra alteração esperada é na mecânica, que deverá adotar o motor 1.3 turbo flex já disponível nos SUVs Captur e Duster. Ele gera até 170 cv de potência com etanol e um belo torque de 27,5 mkgf. A tração será apenas dianteira.
Apenas Oroch
Embora a Renault não afirme isso, espera-se que a picape abandone o nome Duster, e passe a atender apenas por Oroch. É o que sugere a imagem da traseira com o nome em caixa alta na tampa da caçamba.
Pequenos retoques
Tal como apontamos no Jornal do Carro, a picape, portanto, não terá grandes transformações no visual e no chassi. A plataforma é a mesma da geração anterior do Duster, porém, a Oroch 2023 deverá ter reforços estruturais para performar bem em um futuro teste de colisão do Latin NCAP. Mas, em termos de estilo, será basicamente a mesma de antes.
Na dianteira, por exemplo, os faróis são iguais, porém trazem iluminação de LEDs, como revela a foto. Já a grade ficou maior e ganhou cromados, o que deixa a picape mais imponente. O para-choque também foi redesenhado e tem novos faróis de milha. Na traseira, quase não se nota alteração de design. Basicamente temos o nome ”Oroch” bem grande na tampa, e as lanternas com máscaras negras.
Vai ficar mais segura?
Espera-se que a lista de equipamentos seja parecida com a do Duster. Principalmente, em relação aos itens de conforto e segurança. Por exemplo, a Oroch 2023 deverá trazer a central multimídia com tela de 8 polegadas e espelhamento via Android Auto e Apple Carplay. Da mesma forma, a picape deverá ganhar controles eletrônicos de estabilidade e de tração.
Será que, com as mudanças, a Oroch enfim vai incomodar a Fiat Toro?