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Arrojado, BMW M135i é hatch de pura emoção
Avaliação

Arrojado, BMW M135i é hatch de pura emoção

Leandro AlvaresA simples visualização da sigla M (de Motorsport, divisão esportiva da BMW) na tampa traseira de um modelo da... leia mais

05 de ago, 2013 · 5 minutos de leitura.

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 Arrojado, BMW M135i é hatch de pura emoção

Leandro Alvares

A simples visualização da sigla M (de Motorsport, divisão esportiva da BMW) na tampa traseira de um modelo da marca alemã é suficiente para empolgar qualquer apaixonado por automóveis, especialmente quando o encontro com o carro ocorre em um cenário como o Autódromo de Interlagos. Mas a versão apimentada do Série 1 não só anima como também surpreende com a alta dose de desempenho e equilíbrio para acelerar forte com segurança.

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Batizado de M135i e com preço sugerido de R$ 199.950 no País – são R$ 110 mil a mais que a versão de entrada -, a opção mais potente do hatch explora com competência cada trecho do circuito. Ainda parado nos boxes, uma pisada forte no pedal do acelerador faz o ronco grave do motor 3.0 biturbo de seis cilindros, com injeção direta de gasolina, ecoar sem timidez e atrair olhares curiosos.

Ao entrar na pista, o M135i mostra do que é capaz logo nos primeiros metros da Reta Oposta, onde entrega seus 320 cv para fazer o velocímetro encostar rápido nos 200 km/h, utilizando no máximo a quarta marcha do câmbio automático de oito velocidades, de trocas vigorosas (como manda o script) quando se exige alto desempenho.

Nas saídas de curva, como a do Bico de Pato, basta levar o conta-giros a ínfimos 1.300 rpm para os 45,9 mkgf de torque vitaminarem o pequeno M. Com a pista úmida, como no dia da avaliação, a tração traseira faz a carroceria escorregar um pouco, exigindo um leve contra esterço do volante. Mas nada que assuste o condutor, pois os controles de estabilidade e de tração logo dão conta de reposicionar o hatch no traçado. A direção tem acerto preciso. Com assistência elétrica, garante respostas diretas e oferece boa empunhadura, além de aletas para trocas das marchas.


Outro ponto forte do M135i fica por conta das suspensões independentes, firmes na medida para fazer o BMW contornar com classe o “S” do Senna, após ter passado pela reta principal a quase 240 km/h e freado com equilíbrio entre a placa de 100 e 50 metros. Na cabine, fazem falta um desenho diferenciado no painel – é igual ao das demais versões do Série 1 – e o freio de estacionamento elétrico. O visual e o acabamento do interior, porém, são caprichados, assim como o nível de conforto – mesmo em ritmo forte em uma pista.


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