Você está lendo...
Aston comemora 50 anos do 007
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Lançamentos

Aston comemora 50 anos do 007

O primeiro filme de James Bond, "007 contra o Satânico Dr. No", celebrou 50 anos de estreia na sexta-feira. E a Aston Martin, cujos carros brilharam nas telas em boa parte dos 22 filmes do espião britânico, promoveu uma espécie de exposição de fotos

08 de out, 2012 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

 Aston comemora 50 anos do 007

O primeiro filme de James Bond, “007 contra o Satânico Dr. No”, celebrou 50 anos de estreia na sexta-feira. E a Aston Martin, cujos carros brilharam nas telas em boa parte dos 22 filmes do espião britânico, promoveu uma espécie de exposição de fotos em sua página no Facebook. A fabricante inglesa mostrou três modelos presentes em fases distintas do personagem.

(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook: https://www.facebook.com/JornaldoCarro)

O mais antigo é o DB5 usado em “007 contra Goldfinger”, aventura estrelada por Sean Connery. O ator, aliás, foi o primeiro James Bond das telonas.

Publicidade


Dos anos 60, a homenagem deu um salto. O carro da década de 80 é um V8 Vantage, destaque de “007 – Marcado para morrer”. O filme, de 1987, foi estrelado por Timothy Dalton.

O último Aston da homenagem promovida pela marca foi um Vanquish preparado especialmente para “007 – Um outro dia para morrer”, de 2002. A foto divulgada não é de uma cena do filme, mas do ator Pierce Brosnan (o James Bond daquela vez) ao lado do esportivo original.


Também na sexta-feira ocorreu um leilão de carros e objetos que fizeram parte dos filmes da franquia. Organizado pela famosa casa inglesa Christie’s, teve como destaque o DB5 de “007 contra Goldfinger” e uma miniatura de outro DB5, mas do filme “007 Contra a Chantagem Atômica”, de 1965.

Antes do leilão, a Christie’s, em Londres, realizou uma exposição dos carros e objetos com entrada grátis para o público.

O próximo capítulo da série, batizado de “007 – Operação Skyfall”, estreia no dia 26 e traz Daniel Craig no papel do espião.


Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos estimulam busca por fontes de energia renovável

Energia fornecida pelo sol e pelos ventos é uma solução viável para abastecer veículos modernos

19 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

eletromobilidade é uma realidade na indústria automotiva e o crescimento da frota de carros movidos a bateria traz à tona um tema importante: a necessidade de gerar energia elétrica em alta escala por meio de fontes limpas e renováveis. 

“A mobilidade elétrica é uma alternativa para melhorar a eficiência energética no transporte e para a integração com as energias renováveis”, afirma Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

O Brasil é privilegiado em termos de abundância de fontes renováveis, como, por exemplo, a energia solar e a eólica. “É uma boa notícia para a transição energética, quando se trata da expansão de infraestrutura de recarga para veículos elétricos”, diz o professor. 

Impacto pequeno

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Brasil tem condições de mudar sua matriz energética – o conjunto de fontes de energia disponíveis – até 2029. Isso reduziria a dependência de hidrelétricas e aumentaria a participação das fontes eólicas e solar.

Mesmo assim, numa projeção de que os veículos elétricos poderão representar entre 4% e 10% da frota brasileira em 2030, estudos da CPFL Energia preveem que o acréscimo no consumo de energia ficaria entre 0,6% e 1,6%. Ou seja: os impactos seriam insignificantes. Não precisaríamos de novos investimentos para atender à demanda.

Entretanto, a chegada dos veículos elétricos torna plenamente viável a sinergia com outras fontes renováveis, disponíveis em abundância no País. “As energias solar e eólica são intermitentes e geram energia de forma uniforme ao longo do dia”, diz o professor. “A eletromobilidade abre uma perspectiva interessante nessa discussão.”

Incentivo à energia eólica

Um bom exemplo vem do Texas (Estados Unidos), onde a concessionária de energia criou uma rede de estações de recarga para veículos elétricos alimentada por usinas eólicas. O consumidor paga um valor mensal de US$ 4 para ter acesso ilimitado aos 800 pontos da rede. 

Segundo Delatore, painéis fotovoltaicos podem, inclusive, ser instalados diretamente nos locais onde estão os pontos de recarga

“A eletrificação da frota brasileira deveria ser incentivada, por causa das fontes limpas e renováveis existentes no País. Cerca de 60% da eletricidade nacional vem das hidrelétricas, ao passo que, na Região Nordeste, 89% da energia tem origem eólica.”

Híbridos no contexto

Contudo, a utilização de fontes renováveis não se restringe aos carros 100% elétricos. Os modelos híbridos também se enquadram nesse cenário. 

Um estudo do periódico científico Energy for Sustainable Development fala das vantagens dos híbridos, ao afirmar que suas emissões de gases de efeito estufa são inferiores às do veículo puramente elétrico.

“Os veículos híbridos possuem baterias menores, com proporcional redução das emissões de poluentes. Essas baterias reduzem o impacto ambiental da mineração dos componentes necessários à sua fabricação. Os resultados demonstram que a associação de baterias de veículo que usam biocombustíveis tem efeito sinérgico mais positivo”, conclui o documento.