Você está lendo...
Aston Martin DB12 estreia com V8 Mercedes-AMG e máxima de 325 km/h
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Lançamentos

Aston Martin DB12 estreia com V8 Mercedes-AMG e máxima de 325 km/h

Novo modelo da Aston Martin, DB12 tem motor e suspensção aprimorados em relação ao seu sucessor, são mais de 600 cv de potência

Rodrigo Tavares, Especial para o Jornal do Carro

26 de mai, 2023 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Aston Martin
Modelo tem modos de condução que mudam a resposta do acelerador e o acerto de suspensão
Crédito:Aston Martin/Divulgação

O sucessor do DB11 já está entre nós, e o nome não deixa dúvidas: DB12. Mais dinâmico e potente que seu antecessor, o modelo é anunciado pela marca como o “primeiro Super Tourer do mundo”, e irá iniciar uma nova era para a empresa. A mudança vem em boa hora, já que este ano a empresa comemora 110 anos de existência.

Além disso, a linha DB, abreviação de David Brown, completa 75 anos. Por isso, a atenção dada ao novo se explica, fazendo dele, segundo a própria Aston Martin, o DB mais completo da história. O modelo também deixa de ser V12, em favor de um V8 4.0 feito pela Mercedes-AMG, mais forte que o antigo motor, por exemplo



Motor V8 Mercedes-AMG é mais potente que antigo V12

Aston Martin DB12
V8 Mercedes-AMG é mais potente que antigo V12; Foto: Aston Martin/Divulgação

Publicidade


Na nova configuração de motor, estão à disposição do motorista 680 cv e 81,6 mkgf de torque. O novo V8 é, no entanto, 31 cv mais potente que o antigo DB11 AMR, com o 5.2 V12, e se traduz em números de desempenho impressionantes: 0 a 100 km/h em 3,5 segundos, e velocidade máxima de 325 km/h. Acomplado ao conjunto está uma transmissão automática de 8 velocidades.

A marca afirma ter retrabalhado o motor V8 antes de destiná-lo ao novo modelo, por exemplo. Novas taxas de compressão, turbos maiores e um sistema de arrefecimento do motor redesenhado, ajudado por um radiador principal e dois auxiliares estão entre as modificações. Além disso, o modelo é o primeiro DB a contar com um diferencial traseiro eletrônico, que pode abrir e fechar automaticamente, em milissegundos. 

Aston Martin DB12
Rodas de 21 polegadas exibem enormes discos de freio; Foto: Aston Martin/Divulgação

Para o modelo, a marca desenvolveu uma suspensão específica, com amortecedores adaptativos e barras estabilizadoras mais fortes, por exemplo. O modelo possui três modos de condução: GT, Sport e Sport+, em que a resposta do acelerador e acerto de suspensão podem ser alterados, indo do modo voltado ao conforto para a condução em pista, por exemplo.

Apesar da similaridade com o DB11, o modelo se diferencia nos detalhes. A grade gigante tem visual único, e complementada por faróis de LED, forma a frente do modelo, finalizada por um splitter novo. Rodas de 21 polegadas exibem enormes discos de freio, de 400 mm na frente, e 360 mm atrás. Maçanetas embutidas e espelhos retrovisores sem moldura completam o visual esculpido do modelo.

Ainda não há previsão para vinda do DB12 ao País

Por dentro, além de luxo e conforto, o condutor encontra um enorme console central, finalizado em Alcantara. Um sistema multimídia, desenvolvido pela própria marca, recebe o motorista, e oferece suporte para Apple CarPlay e Android Auto. Um sistema de navegação online, com mapeamento 3D e app exclusivo para celular também estão disponíveis, por exemplo. As entregas do DB12 começam no terceiro trimestre deste ano, e ainda não há previsão para a chegada do modelo ao Brasil.


O Jornal do Carro está no Instagram!

Deixe sua opinião