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Atenção ao rack estético
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Atenção ao rack estético

Bagageiro de teto com função meramente decorativa pode prejudicar alguns aspectos do veículo. Com o carro em alta velocidade, o acessório pode fazer barulhos. Levar cagr no bagageiro de teto também provoca o aumento de combustível

26 de out, 2011 · 4 minutos de leitura.

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 Atenção ao rack estético

GUILHERME WALTENBERG

Pelo menos 50% dos usuários de bagageiros de teto têm esse item em seus carros apenas como enfeite. É o que aponta uma pesquisa da empresa de acessórios automotivo Eqmax.

Há, inclusive, algumas montadoras que já oferecem, de fábrica, o rack com função meramente decorativa. Um exemplo é a Fiat, com o Palio Adventure. O bagageiro de teto do modelo não é próprio para levar carga.

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No entanto, mesmo os racks com função exclusivamente estética podem prejudicar alguns aspectos do veículo. É comum esse acessório fazer barulho em alta velocidade. “Pode ficar um zumbido”, afirma o conselheiro da Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade (SAE) Francisco Satkunas.

No caso do rack utilizado para carregar bagagem, o motorista precisa ter mais cuidado, pois o item pode até comprometer a segurança.

Satkunas alerta que, ao levar carga no bagageiro de teto, o centro de gravidade do carro se eleva, aumentando a inclinação da carroceria ao fazer curvas. “É importante reduzir a velocidade por precaução.”


O consumo de combustível também é maior, pois o bagageiro aumenta a resistência ao ar.

O analista técnico do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi) Gerson Burin, por sua vez, alerta para o limite de peso do rack. “Se for ultrapassado, a estrutura do veículo pode ser danificada.”

Esse limite varia conforme o carro. A informação sobre peso que o veículo é capaz de suportar em seu teto consta no manual do proprietário.


Outra recomendação é cobrir a bagagem. O motorista será multado se cair alguma coisa no trajeto. A infração é gravíssima – são sete pontos na CNH. Além disso, protege a carga em caso de chuva, por exemplo. “Bagageiros fechados são boas opções, pois eles não deixam a carga molhar ”, diz Satkunas.

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