Você está lendo...
Audi estuda voltar a produzir no Brasil
Lançamentos

Audi estuda voltar a produzir no Brasil

Após a divulgação do novo regime automotivo Inovar-Auto, a Audi está estudando voltar a produzir veículos no Brasil. De acordo com o presidente da subsidiária do Brasil, Leandro Radomile, a planta de São José dos Pinhais (PR), onde a empresa já...

23 de out, 2012 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

 Audi estuda voltar a produzir no Brasil

RAFAELA BORGES

Após a divulgação do novo regime automotivo Inovar-Auto, a Audi está estudando voltar a produzir veículos no Brasil. De acordo com o presidente da subsidiária do Brasil, Leandro Radomile, a planta de São José dos Pinhais (PR), onde a empresa já fabricou o A3, é do Grupo Volkswagen – do qual a Audi faz parte – e poderia voltar a ser utilizada, por exemplo. “Não descartamos isso”, ele disse.

(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook: https://www.facebook.com/JornaldoCarro)

Publicidade


Porém, a matriz, na Alemanha, não está totalmente convencida de que o retorno da produção local seja a melhor opção. As frequentes mudanças nas regras da indústria automotiva brasileira geram insegurança na hora de definir investimentos. Além disso, o Inovar-Auto é uma legislação que a empresa considera bastante complicada. “Temos um time de especialistas jurídicos estudando o novo regime”, disse Radomile.

Em contrapartida, o Inovar-Auto garante benefícios a empresas que optarem pela produção local. Além disso, a BMW, rival da Audi, acaba de confirmar que fabricará carros em Santa Catarina em 2014. E a Mercedes-Benz também está próxima de se decidir pelo retorno da produção local – aproveitando a parceria que tem com a Renault-Nissan.

O vice-presidente mundial de Vendas e Marketing da Audi, Luca de Meo, disse que por ora a montadora está focada em novas fábricas na China e no México. Esta, segundo Radomile, poderia ser uma boa opção para a Audi no Brasil, pois terá capacidade alta – de 200 mil unidades ao ano. Porém, com ela a montadora não conseguirá os benefícios do Inovar-Auto.


“E também não sabemos se o acordo com o México (pelo qual uma cota de mexicanos não paga imposto no Brasil) vai ser renovado após 2016″, disse Radomile.

No Brasil para o Salão do Automóvel de São Paulo – que começa nesta quarta-feira -, o presidente mundial do Grupo Volkswagen, Martin Winterkorn, confirmou que a retomada da produção da Audi no Brasil está mesmo em estudos.


Deixe sua opinião