Você está lendo...
Audi mostra protótipo em escala reduzida de carro que estaciona sozinho
Notícias

Audi mostra protótipo em escala reduzida de carro que estaciona sozinho

Protótipo de Audi Q2 em escala 1:8 é capaz de procurar vaga e de estacionar sem intervenção humana

06 de dez, 2016 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

 Audi mostra protótipo em escala reduzida de carro que estaciona sozinho
Protótipo do Audi Q2, feito em escala 1:8, é capaz de procurar vagas e estacionar sozinho
Encontrar pessoas que gostam de dirigir é fácil. Difícil, mesmo, é achar alguém que goste de estacionar. Há poucas tarefas mais chatas do que procurar vaga em estacionamentos, e de fazer as manobras capazes de deixar o automóvel bem acomodado nas vagas. As rodas raladas e os para-choques amassados estão aí para provar isso.

A boa notícia é que as montadoras estão trabalhando no assunto. É o caso da Audi. A marca alemã levou para um congresso de neurociência em Barcelona, Espanha, um protótipo em escala reduzida do Q2 capaz de procurar vagas, calcular manobras e estacionar, tudo de forma autônoma.

O pequeno Q2 utiliza uma câmera na frente e uma atrás, além de dez sensores de ultrassom em volta do carro, capazes de identificar tudo o que há em torno do veículo. Um computador a bordo converte em dados as informações dos sensores e das câmeras para comandar a direção e o motor. Assim, o carro pode dirigir sozinho até encontrar uma vaga em que ele caiba.

Publicidade


Da mesma forma como ocorre com motoristas reais, o carro “aprende” por meio de tentativa e erro. Começa com espaços maiores e, à medida que ganha experiência, se sujeita a manobras mais arriscadas. Algoritmos definem as ações e vão estudando as estratégias de estacionamento.

Por enquanto, a Audi testa a experiência em um Q2 em escala 1:8. Mas a empresa anuncia que o sistema estará na próxima geração do A8, a ser lançada no ano que vem. A marca garante que o modelo de luxo será capaz não apenas de dirigir sozinho, mas também de estacionar sem intervenção do motorista – e estacionar o grandalhão A8 em escala 1:1 não é tarefa das mais fáceis.


Deixe sua opinião