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Audi R8 Spyder chega para ser protagonista
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Audi R8 Spyder chega para ser protagonista

Versão conversível do superesportivo alemão para o trânsito com seu estilo visual marcante. Com motor V10 de 525 cv que o leva a 313 km/h, essa atração do Salão do Automóvel é tabelada a R$ 780 mil. Veja também o vídeo do R8

23 de out, 2010 · 4 minutos de leitura.

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 Audi R8 Spyder chega para ser protagonista

Leandro Alvares

O cantor Roberto Carlos será o primeiro no País a levar para casa um exemplar do Audi R8 Spyder, superesportivo que acaba de chegar tabelado a R$ 780 mil. Mas não são as canções do “rei” que surgem à mente quando se aceleram os 525 cv do motorzão V10 do conversível, um dos destaques da marca no Salão do Automóvel, a partir de quarta-feira (27). O ritmo mais apropriado é, certamente, o heavy metal.

Que o diga Tony Stark, alter-ego de Homem de Ferro, filme cujo tema é Iron Man, da banda inglesa Black Sabbath. Para dar mais pauleira à trilha, só mesmo o ronco vibrante do propulsor central traseiro de 5,2 litros que brota dos dois escapes ovais do R8 Spyder.

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Com injeção direta de gasolina, o motor aspirado de origem Lamborghini também impressiona pelos números. Com força máxima de 54 mkgf a 6.500 rpm, acelera o conversível de mais de 1.700 quilos da imobilidade a 100 km/h em 4,1 segundos e o leva a 313 km/h, de acordo com informações da fabricante.


Durante a avaliação não foi possível conferir a velocidade máxima, mas sem muito esforço o velocímetro cravou 230 km/h com o motor girando a meras 4.200 rpm – e com a capota de lona aberta. Isso ao sabor da incrível docilidade do Spyder, que cola no chão graças aos inúmeros recursos tecnológicos, como tração integral e controle de estabilidade, além dos pneus de perfil muito baixo calçados em belas rodas de 19 polegadas.

Mas isso não diminui a emoção ao volante. Basta pisar fundo no pedal da direita para sentir as costas grudarem no banco. A adrenalina aumenta mais durante as trocas de marcha do câmbio automatizado de seis velocidades, com opção de mudanças por aletas no volante.


No modo Sport, as passagens são feitas às 8 mil rpm e causam um forte tranco a cada engate, como em carros de competição.

Não foi à toa que Tony Stark escolheu o R8 Spyder como parceiro. Quanto ao rei Roberto, ele deve se esquecer do Calhambeque por um bom tempo.

Clique aqui para ver o vídeo do R8 Spyder


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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.