Rafaela Borges
Mais do que os 555 cv de potência, o que impressiona no BMW X5 M é o torque do motor V8: são 69,3 mkgf, que começam a surgir a partir de 1.500 rpm apenas. O jipão preparado pela divisão esportiva da fabricante alemã está à venda no País por R$ 449 mil e tem como vocação acelerar. E muito. Por isso, nesta avaliação, levamos o modelo ao seu hábitat natural: as autoestradas.
A não ser que a intenção seja perder a carteira de habilitação, esse é um carro para guiar com o pé no freio. Se o motorista não ficar muito atento, certamente passará dos 120 km/h, máxima permitida na Bandeirantes, onde o carro foi avaliado.
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O motor 4.4 biturbo é forte, mas, em velocidade constante, muito silencioso. Assim, a solução é ligar o controlador de velocidade de cruzeiro para evitar multas.
Mas se o objetivo é diversão, o X5 M não deixa ninguém desapontado. Principalmente na hora de acelerar. Mesmo pesando 2.305 quilos, o jipão vai de 0 a 100 km/h em meros 4,7 segundos, segundo a BMW. Basta afundar o pé no pedal da direita.
Mesmo em alta velocidade, o X5 M transmite sensação de muita segurança. Há vários sistemas eletrônicos. A carroceria balança pouco e dá para perceber o controle de estabilidade agindo. Em curvas, nem parece que se trata de um utilitário com quase 1,8 metro de altura. Este, aliás, é o primeiro carro da divisão esportiva da BMW a trazer tração nas quatro rodas.
Ficha técnica
Motor: 4.4, V8, biturbo
Potência: 555 cv a 6.000 rpm
Torque: 69,3 mkgf a 1.500 rpm
Velocidade máxima: 275 km/h
Comprimento: 4,85 metros
Entre-eixos: 2,93 metros