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Avaliamos o EcoSport 1.6 automatizado
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Avaliação

Avaliamos o EcoSport 1.6 automatizado

Utilitário-esportivo da Ford vai mudando aos poucos para voltar à briga pela liderança do segmento

27 de set, 2015 · 6 minutos de leitura.

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 Avaliamos o EcoSport 1.6 automatizado
Preço inicial da versão Freestyle é de R$ 76.900

Nos cadernos de economia, as notícias sobre o câmbio têm sido péssimas nos últimos dias. Aqui, pelo menos, vai um alento. O dólar continua alto, mas o Ford EcoSport passa a oferecer câmbio automatizado também para os modelos 1.6 (até agora, a opção só valia para o 2.0).

Após ser ultrapassado em vendas pelos novatos Honda HR-V e Jeep Renegade, a partir de outubro o Ford EcoSport engata uma nova marcha, em busca da reação. A transmissão automatizada de dupla embreagem (a mesma Powershift de Fiesta e Focus) é a maior novidade da linha 2016 do carro, mas não a única. O motor 1.6 Sigma recebeu atualização e passa a ter comandos variáveis na admissão e exaustão (antes, só o de admissão tinha o recurso).

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A nova versão do propulsor, batizada de Ti-VCT, também é baseada na que equipa Fiesta e Focus, e ficou mais potente: rende 131 cv com etanol e 126 cv com gasolina (a linha 2015 gera 115 e 110 cv, respectivamente).

Afora as novidades mecânicas (e na falta de atualizações visuais), a Ford decidiu enfrentar os novos rivais acenando com uma boa relação custo-benefício. A nova versão SE Direct (destinada a vendas diretas, e sujeita a espera de 90 dias) custa R$ 68.690. É a automatizada mais barata da linha e praticamente empata com o Renegade 1.8 manual (R$ 68.900). A exemplo do Jeep, essa configuração tem rodas de aço.


A segunda evidência de que a Ford preparou o lançamento do EcoSport com um olho nas novidades de motor e câmbio e outro na tabela da Jeep é o preço da versão SE, R$ 71.900, idêntico ao do Renegade Sport 1.8 manual.

Isso significa que a Ford quer voltar para a briga, oferecendo o conforto da transmissão automatizada pelo preço do concorrente manual. Pode ser uma boa tática, já que o EcoSport não tem mais o frescor da novidade. Essa geração foi lançada há três anos, e, portanto está na metade da trajetória.


A versão Freestyle, avaliada pelo Jornal do Carro, é tabelada a R$ 76.900 e também empata com o Renegade Sport 1.8 automático. O ex-líder (e pioneiro) da categoria dos jipinhos aventureiros mantém as características que fizeram tanto sucesso, entre as quais posição de dirigir elevada e visual parrudo. Algumas falhas também permanecem, caso do acabamento simples e do porta-malas reduzido.

O câmbio Powershift preserva a agilidade do EcoSport, e forma um bom par com o motor 1.6 – embora as trocas não sejam tão rápidas quanto as do modelo de dupla embreagem da Volkswagen.

Sobre pisos irregulares, ouve-se um ruído idêntico ao que ocorre nos Audi e VW com esse tipo de transmissão. É uma característica do sistema.


Salvo alguns leves trancos e indecisão em subidas, o câmbio de seis marchas trabalha bem. Na prática, o EcoSport 1.6 anda mais e bebe menos que o Renegade 1.8. O grande senão desse sistema é o botão para trocas manuais, na alavanca. Melhor seria se o carro tivesse aletas no volante, como o Ford Focus.

FICHA TÉCNICA – ECOSPORT FREESTYLE

Preço sugerido – R$ 76.900
Motor – 1.6, 4 cilindos, 16V, flexível
Potência* – 131 cv a 6.500 rpm
Torque* – 16,1 mkgf a 5.000 rpm
Câmbio – Automatizado, seis marchas
Comprimento – 4,24 metros
Porta-malas – 296 litros


*Dados com etanol; Fonte: Ford

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