Depois de apresentar o Bentayga – primeiro utilitário-esportivo da Bentley -, no Salão de Frankfurt, em setembro do ano passado, agora a fabricante inglesa já prepara um cupê que deverá utilizar a mesma plataforma do jipão.
Por enquanto, não há imagens oficiais, mas rumores indicam que o modelo (que deverá ser maior que o Continental GT) poderá trazer elementos visuais do conceito EXP 10 Speed 6, mostrado em março do ano passado, no Salão de Genebra.
Em entrevista à Automotive News, o presidente da Bentley, Wolfgang Düerheimer, confirmou que a equipe de design já trabalha na finalização do modelo, embora não tenha afirmado que o cupê será produzido em série. A decisão sobre isso deverá ser anunciada no final deste ano.
Publicidade
A estratégia da marca é se antecipar a possíveis movimentos de concorrentes como Maserati, Lamborghini e Rolls-Royce. De acordo com Düerheimer, quando essas marcas lançarem seus utilitários superluxuosos (o que está previsto para ocorrer em dois ou três anos), a Bentley poderá responder com um cupê, feito sob medida para atrair uma faixa mais jovem de compradores. Assim, a montadora de Crewe, na região central da Inglaterra, estabeleceria uma confortável vantagem diante de seus concorrentes.
Nos últimos três anos, a Bentley registrou vendas globais em torno de 10 mil unidades. Com o Bentayga (previsto para ser o best seller da marca), a empresa, que pertence ao grupo Volkswagen, estima elevar o volume para 15 mil unidades.
Se conseguir o feito, o novato e superexclusivo modelo responderia sozinho por 1/3 de todas as vendas da marca.
Nos Estados Unidos, onde estreia em maio, o Bentayga terá preço inicial de US$ 229.100 (equivalente a R$ 890.000).
Alguns analistas prevêem que o Bentayga cupê será ainda mais caro que o SUV.
O Bentayga utiliza a plataforma MLB-Evo, a mesma do novo Audi Q7, e que será utilizada também pela nova geração de Porsche Cayenne e VW Touareg.