Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

16/11/2022 - 5 minutos de leitura.

BMW inicia produção do iX1, SUV elétrico de entrada que chega em 2023

Novo SUV elétrico derivado do BMW X1 vem com dois motores elétricos de 313 cv e tração nas quatro rodas; modelo será rival do Volvo XC40

Novo BMW iX1 pode alcançar até 438 km de autonomia Crédito: Divulgação/BMW

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

A BMW começou a produzir na Alemanha o iX1, seu novo SUV 100% elétrico de entrada, que estreia em 2023 – e virá ao Brasil até o segundo semestre do ano que vem. O modelo foi apresentado globalmente em junho deste ano e é, tal como o nome sugere, a versão a baterias do X1, SUV de entrada da marca alemã com motores a combustão. Inclusive, os dois modelos são feitos na mesma fábrica de Regensburg, que fica na região Bavária.

Na mecânica, o iX1 tem dois motores elétricos instalados um em cada eixo. A potência combinada é de 313 cv. Já a autonomia varia entre 413 km e 438 km no ciclo europeu WLTP, graças a bateria de 64 kWh. Ou seja, um conjunto sob medida para encarar seu principal concorrente, o Volvo XC40 elétrico, que é um dos SUVs de luxo mais vendidos do Brasil em 2022.

Divulgação/BMW
Continua depois do anúncio

Na Europa, o BMW iX1 chegou em outubro às lojas. No entanto, as entregas devem acontecer no começo de 2023. Por lá, o SUV está disponível na versão xDrive 30 com preço inicial de 57.200 euros. Ou seja, cerca de R$ 310 mil na conversão atual. Por aqui, conforme antecipamos no Jornal do Carro, o elétrico chegará no ano que vem, mas sem data definida. Vale lembrar que a BMW anunciou em julho que vai produzir o X1 a combustão na fábrica de Araquari (SC).


Leia Mais


Tração nas quatro rodas

Com proposta esportiva, o iX1 terá tração nas quatro rodas. Assim, será o primeiro elétrico de entrada da BMW com esta configuração. Em relação ao desempenho, o SUV acelera de zero a 100 km/h em 5,7 segundos e atinge velocidade máxima de 180 km/h. De acordo com a marca, a recarga de 10% a 80% da bateria leva 30 minutos nas estações de alta potência.

Divulgação/BMW

No visual, o novo SUV elétrico da BMW é bem parecido com o tradicional X1. A grade, contudo, é um pouco mais estreita, além de receber contornos azuis que indicam a motorização elétrica. Além disso, o para-choque também é novo e mais robusto. Nas medidas, o SUV conta com 4,50 metros de comprimento, 1.64 m de altura, 1,84 m de largura. Por dentro, traz uma central de 10,7 polegadas. As rodas, por sua vez, têm 18 polegadas.

Divulgação/BMW

Processo de modernização

Com o iX1 elétrico, a fábrica de Regensburg recebeu algumas modernizações importantes. Esse é o caso, por exemplo, das máquinas que agora contam com um software capaz de impedir perdas de eficiência. Segundo a marca, houve a adoção de um novo processo de produção chamado de “BMW iFactory”, que utiliza inteligência artificial em todas as instalações. Assim, a fabricante alemã promete que um em cada três carros será elétrico até 2024.


Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Notícias relacionadas

Mercado

Volkswagen Polo fica mais caro na linha 2025; veja os preços

Notícias

BYD Shark estreia na próxima semana; veja o que sabemos

Notícias

Novo Hyundai Creta faz sucesso na Índia e vende quase o dobro do Brasil

Notícias

BYD registra patentes do SUV elétrico Seal U no Brasil

OFERTAS 0KM
De R$ 109.490,00 por R$ 99.990,00 OU Taxa 0,99%, com 50% de entrada e saldo em 36 parcelas

Hyundai HB20 Comfort Plus 1.0 TGDI

R$ 179.990,00

Caoa Chery Tiggo 8 Max Drive

R$ 144.990,00 Taxa 0,98 com 60% de entrada em 24x

Caoa Chery Tiggo 5X Pro Hybrid Max Drive

R$ 169.990,00

Caoa Chery Tiggo 7 PRO Hybrid Max Drive

R$ 139.990,00

Caoa Chery Arrizo 6 PRO Hybrid

A partir de R$ 164.990,00

Mitsubishi Eclipse Cross RUSH

VER TODAS AS OFERTAS